As redes sociais no Brasil vêm passado por um processo de evolução e crescimento muito intenso. Cada vez mais pessoas são inseridas nesse universo online, aumentando o número de usuários e suas interações.
Assim, as plataformas que até pouco tempo atrás não eram tão relevantes, adquirem uma influência enorme. Hoje é impossível falar de comunicação sem citar essas redes.
Portanto, esse artigo vai te deixar por dentro de tudo sobre as redes sociais no Brasil. Veja quais delas são mais populares e como os brasileiros se comportam como usuários. Além de uma série de estudos e números exclusivos.
Um Panorama Sobre As Redes Sociais No Brasil
Um dos países mais conectados do mundo, o Brasil tem uma margem de usuários nas redes sociais impressionante.
Comparando com a América Latina, nenhum povo é mais presente nessas plataformas do que os brasileiros.
Esse número de usuários crescendo faz com que muitas venham aumentando seus investimentos nas mídias digitais e transformando completamente sua forma de fazer publicidade.
Esse, sem dúvidas, é um dos maiores impactos dessas novas formas de comunicação.
Uma pesquisa recente da Comscore divulgou um dado interessante. De acordo com a mesma, 88% da população brasileira usa diversas mídias. Entre elas estão YouTube, Pinterest, Twitter, Instagram, Snapchat e LinkedIn.
Ainda, o perfil de usuários é bem dividido. Cerca de 27% são adultos com mais de 40 anos e 25% são de pessoas entre 25 e 34 anos. Os dispositivos móveis dominam a maior parte de acessos.
Mais de 68 milhões de pessoas usam somente smartphones para interagir nas redes sociais no Brasil. Isso justifica o quanto essas plataformas investem em adaptação mobile, além do desenvolvimento de apps.
As Redes Sociais Mais Usadas No Brasil Em 2019
1- YouTube
É polêmico afirmar que o Youtube seja uma rede social, pois muitos consideram apenas uma plataforma de vídeos.
O fato é que, hoje, é difícil achar algum brasileiro que não assista algum tipo de vídeo no Youtube.
De programas de culinária a jogos online; de programas infantis a músicas; todo mundo que tem acesso na internet acaba assistindo um vídeo ou outro.
De acordo com pesquisas, a rede social de vídeos possui mais de 100 milhões de usuários mensais.
2- Facebook
O Brasil é um dos países que mais possui contas ativas nessa rede. Apesar de sua popularidade ter sofrido uma queda, ela continua com um nível de influência impressionante ao longo dos anos.
Nosso país é o terceiro com mais usuários presentes nesta rede social. No ranking o Brasil está atrás apenas dos Estados Unidos e da Índia.
3- WhatsApp
Esse é o principal aplicativo de mensagem instantânea dentro do território nacional. O aplicativo, que pertence ao Facebook, caiu no gosto do Brasileiro e é nosso maior meio de comunicação.
Muitos brasileiros preferem o WhatsApp a qualquer outra rede que tenha o mesmo propósito como o Telegram.
4- Instagram
Essa é uma plataforma que vem sempre inovando nas suas funcionalidades. Por essa razão, ela é a preferida de muitos usuários, com aproximadamente, 69 milhões deles.
Assim, tendo em vista essa popularidade, muitas empresas investem nessa rede. A combinação desses dois elementos faz com que o Instagram seja uma das plataformas mais influentes da atualidade.
5- Messenger
Essa definitivamente tem como resultado do seu sucesso, o Facebook. Sem ele, o Messenger não teria o número de pessoas que tem hoje, sendo de cerca de 1 bilhão de usuários ao redor do mundo.
6- Twitter
Com mais de 27 milhões de contas funcionando, essa é uma das redes mais queridas pelos brasileiros que gostam de comentar o que está acontecendo no momento.
O Twitter no seu início se notabilizou pela rede social onde estavam os famosos. Depois disso, se tornou um local para se falar sobre uma série de assuntos, como: política, esportes, e outros assuntos que geram bastante mídia.
Apesar de ter perdido um pouco sua relevância, o Twitter possui uma rede de usuário fieis.
7- LinkedIn
Ninguém tem mais influência no meio corporativo do que essa rede em questão. Aproximadamente 29 milhões de brasileiros estão com suas contas ativas no LinkedIn.
Assim, ela possui um potencial estratégico empresarial impressionante. Isso chama muito a atenção de profissionais em busca de uma oportunidade de mercado. Por consequência, o número de usuários só cresce.
8- Pinterest
Essa é uma das redes que mais vem crescendo no território nacional. Cada vez mais usuários estão interessados no que o Pinterest tem a oferecer.
No entanto, apesar de toda essa ascensão, poucas são as empresas que investem em estratégias nessa plataforma. Espera-se que esse seja um comportamento que mude rápido.
9- Skype
Para muitos, essa colocação pode causar certa estranheza. No entanto, o Skype ainda é muito usado para realizar vídeos chamadas. Ela faz parte das redes sociais no Brasil que são mais populares.
Uma pesquisa realizada pela Digital In em 2019 mostrou que cerca de 31% dos brasileiros utilizam essa rede.
Mesmo ficando bem atrás de outras plataformas como o WhatsApp, ela ainda tem sua relevância no mundo da comunicação.
10- Snapchat
Como consequências de uma série de polêmicas, essa é uma rede social que vem sofrendo baixas. O número de usuários do Snapchat vem caindo cada vez mais, afetando a relevância dessa plataforma.
No entanto, isso não a tira de jogo. Ela ainda é bastante usada pelo público mais jovem. Claro que, comparado as outras redes, ela fica bem atrás em números.
Uso De Redes Sociais No Brasil: Entenda o Comportamento Do Brasileiro
A diversidade de ações que as plataformas permitem refletem diretamente na forma como os usuários se comportam. Assim, tem-se perfis igualmente variados, que compartilham informações distintas.
De acordo com o Instituto Qualibest, os maiores conteúdos que os brasileiros consomem e divulgam são:
- Lembranças ou momentos marcantes – 58%;
- Vídeos e fotos engraçados (memes) – 53%;
- Notícias – 52%;
- Avanços tecnológicos – 52%;
- Mensagens e textos de autoajuda – 43%;
- Piadas e brincadeiras – 42%.
O Crescimento Das Redes Sociais No Brasil
Com base no panorama sobre as plataformas digitais mais utilizadas, é possível ter uma ideia de como esse crescimento acontecerá. As 10 redes citadas continuarão crescendo em uma proporção quase que exponencial.
Corroborando com essa hipótese, a Cuponation divulgou um estudo bem recente. De acordo com a mesma, o número de usuários brasileiros deve aumentar em até 20% até o fim de 2023.
Então, espera-se que 114,5 milhões de pessoas estejam ativas nas diversas plataformas ofertadas. Isso colocaria o Brasil em 4º lugar no ranking dos países aonde as redes são mais utilizadas.
Bom, neste artigo, você pode ver algumas informações e números sobre as redes sociais no Brasil.
A tendência é que cada vez mais pessoas se tornem usuárias, aumentando o impacto que o universo online tem sobre a comunicação.
Deixe um comentário