Mais do que nunca, estamos ouvindo falar muito sobre isso: os tipos de marketing.
Há quem diga que o modelo antigo de marketing e vendas morreu. E que agora o mundo online é o grande caminho para promover produtos e marcas.
No entanto, os tipos de marketing não podem ser divididos entre novo e velho; na verdade existem diversas modalidades, estratégias e canais de divulgação.
Por isso, neste artigo, vamos te apresentar um resumo sobre os principais tipos de marketing. Confira!
1 – Marketing Digital
O Marketing Digital é um conjunto de estratégias exercidas na internet, contando com amplas modalidades, como o Marketing de Conteúdo, Marketing de relacionamento, e afins.
Ou seja, dentro desse tipo de marketing existem diversas outras modalidades.
Esse conjunto de estratégias precisam ser bem estudadas para serem exercidas, e garantem muito sucesso para promover qualquer serviço, marca, pessoa ou produto.
2 – Marketing Offline
Já o offline (um tipo de marketing mais antigo e tradicional), conta com os tipos de publicidade realizadas externamente ao ambiente da internet.
Como exemplos, podemos citar: Jornais, TV, folhetos, telemarketing e afins. Com o surgimento da internet esse modelo perdeu um pouco de força, mas, ainda assim, pode ser extremamente eficiente e complementar ao marketing digital.
3 – Inbound Marketing
Inbound marketing, também nomeado como marketing de atração, é uma modalidade de propaganda online onde as empresas se promovem através da criação de conteúdos.
Pode ser por meio de blogs, podcasts, vídeos, e-books, lista de e-mails, técnicas de SEO e outras formas envolvidas na criação do conteúdo.
O Inbound usa um conjunto de estratégias para atrair o consumidor com conteúdos relevantes, e, então, convertê-lo em comprador/cliente.
4 – Outbound Marketing
Também conhecido como marketing de interrupção ou marketing de saída, esse modelo visa divulgar um produto ou serviço através de publicidade, promoção, relações públicas e vendas.
Ele segue um tipo de abordagem padrão das empresas para conquistar clientes.
Pode ser considerado outbound um anúncio que surge durante um vídeo no Youtube, por exemplo, ou mesmo uma propaganda no intervalo de um programa de TV.
Essa modalidade é contestada, pois sempre obstrui alguma atividade do consumidor na internet, o que pode acarretar em uma percepção negativa da marca.
No entanto, de maneira geral, essa é também uma boa forma de fazer o marketing de uma empresa. Principalmente, sendo complementar ao Inbound.
5- Marketing de Performance
Entre os tipos de marketing, também vemos o Marketing de Performance.
Nessa modalidade, a empresa ou pessoa utiliza dados para planejar campanhas, anúncios, usando números reais para alcançar as pessoas certas e gerar bons resultados e vendas.
O Marketing de Performance tem como base de trabalho o ROI (Retorno Sobre O Investimento) — afinal, são os resultados dos investimentos que demonstram se o trabalho está dando resultados e o real impacto das estratégias no negócio.
6- E-mail Marketing
E-mail Marketing é uma ferramenta muito utilizada no Marketing Digital. Enviar conteúdos relevantes e ofertas para a persona, através de uma lista de e-mails, é uma forma pessoal de falar com as pessoas e se aproximar do consumidor final.
Essa estratégia, sempre inserindo uma chamada de ação no final, tem um alto poder de convencer e fechar compras.
Você deve obter autorização das pessoas para fazer o envio dos emails, e isso pode ser feito, por exemplo, através de uma isca digital, como um ebook.
Ou seja, as pessoas para baixar um ebook gratuito precisam fornecer o e-mail a você. Essa é uma excelente forma de captar leads.
Separar esses e-mails em grupos e personalizar as mensagens ajudam no sucesso da estratégia.
7- Marketing De Redes Sociais (Social Media Marketing)
As marcas devem estar onde as pessoas estão. E, comprovadamente, grande parte dos consumidores passa boa parte do seu dia em redes sociais como Facebook, Instagram, Twitter, Tik Tok, etc.
No marketing de redes sociais o ideal é criar uma comunidade e relacionamento com seus seguidores e perfis que interagem com sua empresa.
Dessa forma, você faz com que o consumidor crie uma identificação com a marca e tenha mais interesse pelos produtos.
Além de ser um local muito favorável para anúncios, trabalhando de forma orgânica ou paga.
8- Marketing De Busca (Search Engine Marketing ou SEM)
É o conjunto de técnicas de marketing são realizados através de buscadores, como Google e Bing, e que contam com publicidade paga (links patrocinados) e publicidade orgânica (SEO).
Nos dois casos, a marca se mostra para o usuário sempre que ele estiver navegando e buscando ativamente por algum conteúdo específico que ela oferece — por esse motivo, esse tipo de marketing é uma das principais chaves do Inbound Marketing.
9- Mobile Marketing
O Mobile Marketing considera os dados dos dispositivos móveis e a mobilidade do consumidor, para, então, oferecer uma melhor experiência de navegação a ele, de acordo com essas informações.
Elaborar sites focados em uma boa performance de Mobile, bem como segmentar anúncios de forma exclusiva para celulares, são alguns exemplos de boas técnicas desse tipo de marketing.
10 – SMS Marketing
Uma das técnicas utilizadas nesse tipo de Marketing, sendo a estratégia central dessa modalidade, é o ato de enviar via SMS – Mensagem de Texto: Promoções, novidades, notícias, eventos e conteúdos. Provavelmente, você ainda recebe diariamente no seu celular, principalmente da sua operadora algum tipo de propaganda.
Ainda que, para alguns grupos, pareça uma técnica um tanto quanto retrógrada, diante outras estratégias de Marketing tão avançadas, o envio de mensagens de texto pode trazer ótimos resultados, dependendo da área trabalhada.
Além de contar com um ótimo percentual de visualização e baixos custos de operação.
11- Vídeo Marketing
Outra ferramenta muito importante e que só cresce, são os vídeos. No YouTube, nas páginas do Facebook, nas lives e stories, e nas ferramentas do Instagram, bem como em outras redes sociais focadas em vídeos.
Os conteúdos audiovisuais têm um poder enorme de engajar os consumidores. E, no Marketing Digital, eles se tornaram muito essenciais, pois são relativamente facilidade de produzir, roteirizar, gravar e publicar.
12- Geomarketing
O Geomarketing é sobre toda estratégia de marketing que conte com inteligência sobre os dados da localidade do usuário. Essa informação pode ser usada para personalizar campanhas de anúncios ou fazer diferentes ofertas para quem está nos arredores de uma loja, por exemplo.
13 – Marketing De Proximidade
Marketing de Proximidade é uma modalidade que está inserida no Geomarketing. Com essa técnica, conforme um possível consumidor se aproxima do local, ele recebe notificações, conteúdos e ofertas pelo celular.
Sua localização é identificada quando o GPS do aparelho está ligado, ou também, pelo sinal de wi-fi ou Bluetooth..
14 -Remarketing
Também chamado de Retargeting, é muito utilizado no marketing digital, e é embasado na intenção de impactar o leitor com um anúncio, caso o usuário da internet já tenha demonstrado algum interesse previamente.
Neste tipo de marketing você direciona anúncios para pessoas que acessaram o seu site e/ou demonstraram algum interesse nos seus produtos.
O remarketing consiste na ideia de atrair novamente um possível cliente. Ele tende a gerar bons resultados, pois se trata de um público já interessado anteriormente.
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