A História Da Tramontina: Mitos, Verdades e Lições Da Empresa

História Da Tramontina e Seu Dono

Com certeza você conhece a Tramontina, e talvez até tenha produtos da marca em sua casa.

Afinal, estamos falando de uma empresa totalmente brasileira, bilionária, e  que está presente em mais de 120 países, com mais de 8500 funcionários e mais de 18 mil itens no catálogo.

Mas você sabe qual é a história da Tramontina? Ainda não? Não tem problema.

Neste artigo você vai conhecer em detalhes como ela foi fundada, quais os mitos e verdades da trajetória dessa empresa.

A História Da Tramontina: Seu Início

A empresa começou em 1911, através de Valentin Tramontina.

Valentin, segundo a história, era filho de imigrantes italianos, e iniciou o seu trabalho no ano de 1911, na cidade de Carlos Barbosa – RS.

Diversos boatos e mitos envolvem a história de Valentin Tramontina. Muitos já falaram que ele era analfabeto e que foi porteiro de um prostíbulo na cidade em que morava.

Entretanto, não há nenhum registro que comprove a veracidade de que ele realmente teve essa profissão ou que era analfabeto.

Valentin iniciou suas atividades investindo suas economias em uma pequena oficina, que era uma ferraria, com especialidade em canivetes.

Porém, alguns anos depois ele prestou serviço militar, por isso, as atividades da empresa pararam por um tempo.

Logo depois Valentin se casou, e quando voltou do exército, comprou um galpão um pouco maior e continuou as fabricações da Tramontina.

A empresa ficou um pouco conhecida na cidade em 1920, produzindo as ferrarias e fabricando móveis para alguns moradores da vila.

Em poucos anos, funcionários foram contratados, um deles foi Luiz Tramontina, irmão de Valentin.

Elisa e Seu Papel Na História Da Tramontina

Valentin Tramontina faleceu aos 46 anos de idade, em 1939, e quem assume seus negócios é sua mulher, Elisa De Cecco.

Elisa foi uma grande empreendedora, pois percebeu a necessidade de investir em tecnologias, otimizar as formas de trabalho e fabricação e expandir o negócio.

Passou a produzir muito mais, a oferecer os produtos de porta em portas e em eventos da cidade.

Alguns anos depois, em 1949, a família Tramontina começou a dividir a administração da empresa com Ruy Scomazzon, iniciando a produção manufatureira.

História Da Tramontina: A Continuação De Um Império

A história de Valentin pode ter se encerrado com sua morte, mas a história da Tramontina, empresa que ele começou, estava apenas no início.

Em 1950, a Tramontina já era uma organização com a média de 30 funcionários, além de ter representados em todo o estado onde estava situada.

A fabricação dos canivetes era a fonte de grande parte dos lucros da empresa, mas, com o tempo, e com as tecnologias, iniciou-se a fabricação de marteletes, laminadores e afins.

A empresa se expandiu nas décadas de 60 e 70, aumentou a quantidade de contratados e inaugurou sedes da empresa nas cidades de Farroupilha, Garibaldi e na Bahia.

No fim dos anos 1060, a empresa já tinha 557 colaboradores,

O grupo cresce ainda mais nas décadas de 1960 e 1970, aumentando o quadro de funcionários e inaugurando sedes da empresa nas cidades de Garibaldi, Farroupilha e, ainda, na Bahia.

No final dos anos 1960, a organização já contava com 557 colaboradores. Hoje esse número já passa dos 8000.

Clovis Tramontina, Presidente Da Empresa

Hoje, com mais de cem anos de história, a Tramontina é presidida pelo empresário Clovis Tramontina, e se consolidou com uma empresa conhecida mundialmente.

Clovis está à frente da marca desde 1992, ele é neto de Valetin e Elisa. Antes da Tramontina chegar ao seu topo, Clovis trabalhou em várias áreas da empresa, com a finalidade de compreender todas as nuances do negócio.

As 10 fábricas espalhadas pelo Brasil, e as onze espalhadas pelo mundo, produzem mais de dezoito mil itens em diferentes áreas.

Lições Sobre a História Da Tramontina

Bom, agora que você já conhece um pouco mais da história da Tramontina, está na hora de ver algumas lições que essa empresa nos traz.

Boas Ideias Podem Atravessar Gerações

Se você leu com atenção este artigo sobre a história da Tramontina deve ter percebido que essa empresa não começou ontem.

Muitos anos atrás, o Dono Da Tramontina, com uma boa ideia empreendedora, deu início a um pequeno negócio, do qual não chegou a ver se expandindo tão grandemente, mas deixou o seu legado, e isso fez a empresa permanecer e chegar onde chegou.

Elisa, esposa de Valentin Tramontina, também foi uma grande mulher empreendedora, que merece muito ser reconhecida, pois foi Elisa quem decidiu manter a empresa e continuar trabalhando duro após a morte do marido.

Elisa poderia ter parado com as produções, fechado as portas, ou até mesmo ter continuado no que era cômodo e no que já estava habituada, sem ampliar os horizontes, mas decidiu se arriscar.

Empreender Exige Ousar e Enfrentar Desafios

Elisa ousou! Você pode imaginar que ela deve ter sentido medo, inseguranças e muita tristeza após a morte de Valentin. Só que nada disse a paralisou.

Elisa Tramontina saiu do comum, notou as necessidades, fez adaptações, aderiu às tecnologias e ampliou todo o cenário da empresa.

Essa grande expansão da Tramontina se deve muito a ela, por sua coragem e empreendedorismo.

O Mais Importante É Começar

Valentin deu início a um empreendimento sólido, ainda que não imaginasse na época o que se tornaria aquela pequena ferraria.

O importante foi: ele executou suas ideias.

Se não tivesse feito isso não teria muda toda a história da sua família e não tornaria o seu nome um símbolo mundial.

Não é por acaso que mais de cem anos depois, o legado de Valentin permanece vivo em cada fábrica, em cada produto, na marca, nos valores, na cultura do trabalho da Tramontina e na conduta diária de cada unidade da empresa.

Gerações se passaram, e hoje, é o neto de Valentin quem administra uma empresa gigante, que começou pelas mãos dele, muitas décadas atrás, de forma simples.

Esse é o valor de começar e de executar as ideias, ainda que não existam muitos recursos.  Essa é a história do Dono Da Tramontina que nos traz tantas lições.

O Segredo Das Pessoas Mais Bem Sucedidas

Um elemento em comum está presente na história de grandes empreendedores e pessoas de sucesso: os livros.

Através deles você pode se autodesenvolver, aprender novas habilidades e, claro, ganhar mais dinheiro.

E o que você acha de ter acesso a todos os livros lidos pelos homens (e mulheres) mais bem sucedidos do mundo?

É isso que o Kindle Unlimited pode te proporcionar.

Essa plataforma da Amazon reúne mais de 1 milhão de ebooks para você ler a vontade.

Lá você encontra os melhores livros sobre negócios, vendas, marketing, persuasão e produtividade.

Você pode ler em qualquer lugar, usando o seu celular, através do aplicativo kindle.

E o mais interessante é que você pode testar a plataforma por 30 dias de forma completamente gratuita. 

Clique no botão abaixo e saiba mais.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


fifteen − six =

Seja o primeiro a comentar!