Caito Maia

Caito maia é hoje um dos maiores empreendedores do Brasil. O criador da Chilli Beans é uma das maiores referências quando se trata de negócios e criação de uma marca que gera identificação com seu tribo. 

Ele é conhecido não só por causa da sua marca e rede de franquias, mas também por sua participação no programa Shark Tank, onde empreendedores apresentam seus negócios à procura de investimento de grandes empresários brasileiros.

Neste artigo você vai conhecer em detalhes a história de Caito Maia, e como foi que ele construiu sua trajetória. Além disso, vamos falar de números da sua empresa e, por conseuqência, de sua fortuna/patrimonio. 

A História De Caito Maia

Caito Maia é músico por formação e tentou a carreira musical de  diversas formas. Ele até mesmo morou nos Estados Unidos onde estudou música.

Em sua viagem aos Estados Unidos, além de aprender mais sobre música, Caito Maia também desenvolveu uma nova habilidade para complementar a sua renda: Vender óculos.

Caito comprava diversos óculos na famosa praia de Venice Beach na Califórnia  e os vendia no Brasil por um preço bem superior.

Esse foi o início da trajetória do empreendedor Caito Maia. Já que sua carreira musical não engrenou ele decidiu colocar todos os seus esforços na venda de óculos.

Assim, os óculos que ele trazia em pequenas quantidades passaram a ser trazidos em uma quantidade cada vez maio.

Foi aí que surgiu uma empresa atacadista, a Blue Velvet, que começou a fornecer óculos escuros para várias grifes nacionais.

O negócio dele se transformou graças ao que seria um problema. Caito agilizou grandes quantidades de óculos para atender a um de seus clientes, porém, acabou não recebendo por esse pedido.

Isso fez com que ele levasse um grande prejuízo, que acabou com o fluxo de caixa da sua empresa, e a levou à falência.

História De Caito Maia e Seu Recomeço:

Neste momento, o empresário resolveu pegar os óculos e ainda o restavam e vendê-los em uma feira que acontecia periodicamente na cidade de São Paulo.

Foi nesta época que ele teve a ideia de fundar a Chilli Beans.

A empresa aproveitava o antigo estoque da atacadista Blue Velvet, mas agora vendia óculos no varejo em pequenos quiosques. Eles davam a possibilidade do cliente experimentar os óculos e tocá los um a um para aumentar assim a sua experiência.

Essa novidade acaba quebrando o paradigma antigo de óculos teria de ser comprado em uma ótica com a ajuda de um profissional habilitado.

Mais do que criar pequenas lojas de óculos, Caito Maia começava a modificar todo um mercado.

Até então óculos escuro era apenas um acessório, mas a partir de agora ele tinha se tornado um artigo de moda e a nova empresa Chilli Beans estava criando quase que um novo mercado.

A partir de 1997 a Chilli Beans se tornou uma empresa formalizada e logo Caito sentiu a necessidade de abrir a sua primeira loja em um shopping em são Paulo.

No entanto, o que Caito fez foi abrir um quiosque para vender os óculos. Esse, definitivamente, não era um modelo muito comum no Brasil.

Mas Caito conhecia o mercado americano e sabia que os quiosques, por lá, já eram bastante populares.

Sua ideia foi um grande sucesso e logo o quiosque chamou bastante a atenção de todas as pessoas que passavam pelo shopping. Desta forma, o quiosque se tornou um dos grandes trunfos da empresa que rapidamente viu seu faturamento crescer exponencialmente.

Assim a Chilli Beans, criou a sua primeira loja, mas sem abrir mão dos quiosques.  

As Franquias Chilli Beans

Caito logo percebeu que o seu modelo de vendas e atendimento era padronizado e podia ser reproduzido em larga escala através do sistema de franquias.

Foi assim que a Chilli Beans e espalhou por todo o país e hoje conta com mais de 830 pontos de venda.

Ela se tornou uma das maiores empresas de óculos de toda a América Do Sul. E mais do que isso: passou a ditar tendências.

O Poder Da Marca Chilli Beans

Muito mais do que uma loja de óculos, a Chilli Beans se tornou uma marca que traz consigo muita reprensetiviade de várias tribos brasileiros.

A identificação é tanta que várias pessoas chegaram a tatuar a marca da Chilli Beans.

Caito Maia Fortuna

Vamos agora falar sobre a fortuna de Caito Maia. É claro que estamos falando de um dono de uma marca consagrada e amplamente conhecida em todo o país.

Então, muito mais do que seu patrimônio ou seu dinheiro em caixa, vamos falar aqui sobre o valor da sua empresa.

A Chilli Beans, que conta com mais de 804 franqueados, fatura cerca de 700 milhões de reais anualmente.

Em 2012, Caito Maia vendeu cerca de 30% da sua empresa para o grupo Gavea por 100 milhões de reais. Na época, a empresa faturava menos da metade dos números atuais.

Em 2018, a empresa voltou a ser 100% de Caito Maia, e os valores dessa recompra não foram divulgados.

Portanto, não há números exatos a respeito da fortuna de Caito Maia, mas o que sabe é que sua empresa vale alguns bilhões de reais.

 

 

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!