Bill Gates Fortuna: Conheça a História, a Fortuna E Muito Mais Sobre Ele

Bill Gates

Se você chegou até aqui é porque, provavelmente, sabe quem é Bill Gates. No entanto, talvez, não saiba muito detalhes da sua trajetória. Ou mesmo qual é a sua fortuna atualizada.

Bill foi durante muito tempo o homem mais rico do mundo e, apesar de não ocupar mais este posto, ele ainda está entre os donos das maiores fortunas do mundo.

Neste artigo, vamos falar sobre sua trajetória, contar curiosidades e, claro, apresentar quanto de dinheiro que ele possui atualmente.

Confira!

A História De Bill Gates:

Bill Gates é, sem dúvida, um dos maiores empreendedores de todos os tempos.

Ele nasceu em Seattle no estado de Washington nos Estados Unidos no dia 28 de outubro de 1955.

Seu pai, William Gates, era um advogado bem sucedido, e sua mãe, Mary Max Gates, era professora.

Desde cedo Gates teve uma vida confortável que possibilitou com que ele e suas irmãs estudarem nas melhores escolas de sua cidade.

O Comportamento Peculiar Do Jovem Bill Gates:

Ele, ainda jovem, mostrou algumas características que o diferenciava dos demais alunos. Em sua primeira escola ele mostrava um comportamento disperso e, em alguns momentos, parecia não ter interesse pelo estudos.

Isto mudou somente quando ele foi mudado de escola se tornando um verdadeiro nerd.

Nesta nova escola Bill pode ter acesso à ferramenta que mudaria sua vida: o computador.

Encantado pela máquina, que até então tinha poucos recursos,  Bill passou a frequentar o colégio fora do período das aulas e logo aprendeu programação — com auxílio de monitores professores e outros estudantes.

Em poucos anos, ainda adolescente, ele começou a trabalhar com programas e jogos eletrônicos.

Com 17 anos de idade desenvolveu, junto com Paul Allen, um software para leitura de fitas magnéticas.

Bill Gates era bastante introspectivo, e parecia ser muito mais novo do que realmente era.

Além disso, ele tinha dificuldades de relacionamento, principalmente, com mulheres. Ele gostava de falar sobre assuntos técnicos e perguntava se as possíveis namoradas tinham boas notas na escola.

O Início Empreendedor:

Em 1973 ele ingressou na conceituada universidade de Harvard, mas em 1975 abandonou os cursos de matemática e de direito.

Sua família tinha grande desejo que ele se tornasse advogado, mas Bill tinha outros interesses — além de não ter a vocação para ser advogado.

Depois de largar a faculdade ele desenvolveu o sistema de interpretação de linguagem basic para o computador chamado Altair 8800.

O computador era considerado mais popular de sua época, e era comum que os jovens criassem diversas alterações do produto e divulgassem em feiras e congressos sobre eletrônicos.

Seu sistema teve razoável retorno.

O Início Da Microsoft:

Bill Gates no início da Microsoft

Com o dinheiro das vendas, Bill e seu sócio fundaram a Microsoft, empresa de softwares para computadores particulares, os chamados pcs.

Em 1977 veio a grande sacada e o evento que mudaria a história dos computadores para sempre.

A empresa líder no mercado de grandes computadores, a IBM, resolveu entrar no mercado de micro computadores pessoais e buscava alguma empresa que pudesse fornecer um sistema para seus futuros microcomputadores.

Bill Gates conseguiu uma reunião com os executivos da empresa e apresentou o seu plano de negócios.

O sistema que seria entregue teria uma série de comandos e especificidades que qualquer cliente gostaria e colocaria a IBM na frente dos seus concorrentes.

A Escolha Que Mudou a Vida De Bill Gates e Microsoft

Após encantar os executivos da IBM com sua apresentação, Bill Gates deu uma cartada que faria com que ele pudesse se tornar, anos depois, mundialmente famoso e rico.

Ao invés de vender o seu sistema para a IBM ele pôs à venda apenas a licença do software e cada computador da IBM viria de fábrica instalado com o sistema da Microsoft. 

Ou seja, a empresa teria que pagar uma taxa de licença unitária por computador.

Sem conhecer nenhum produto semelhante no mercado, a IBM fechou negócio com o jovem empresário, e a microsoft conseguiu um contrato que, inicialmente, seria capaz de prover mais de 8 milhões de dólares.

Na época, o problema é que Bill Gates e Paul Allen ainda não tinham o sistema e haviam fechado um negócio antes mesmo de ter o dinheiro para desenvolvê-lo.  No entanto, eles tinham uma carta na manga.

Eles sabiam que havia um programador na cidade de Albuquerque no Novo México que tinha um sistema capaz de entregar aquilo que a IBM tanto queria. Esse programador até então não conseguia demonstrar ao mundo a importância de seu trabalho, e apenas estava limitado a nichos específicos.

Em determinado momento Bill Gates e Paul Allen ofereceram mil dólares para adquirirem o sistema e o produto criado por aquele programador.

Em alguns meses, a Microsoft já espalhava o seu sistema pelo mundo através de cada novo computador pessoal lançado pela IBM.

Sem contrato de exclusividade, a Microsoft passou a licenciar seu sistema dós para várias outras fabricantes de computadores.

A Relação Entre Bill Gates e Steve Jobs

Bill Gates e Steve Jobs

Em determinado momento até a Apple firmou contratos de parceria com a Microsoft. Isso fez com que nascesse uma amizade entre dois gigantes: Bill Gates e Steve Lobs.

Os dois gênios do computador pessoal começaram a criar um produto em parceria e chegaram a trabalhar juntos em projetos dentro da própria Apple.

A relação dos dois, porém,  começou a ruir após uma divergência. Ao mesmo tempo em que trabalhava com Jobs, Bill Gates também começou a desenvolver o seu primeiro sistema operacional, o famoso Windows.

Ao chegar ao mercado o Windows impactou a maneira como se utilizava o computador pessoal, e representou um choque para Steve Jobs.

Uma das inovações do Windows era integração com os sistemas de cores a mobilidade de objetos de tela e, principalmente, o uso do mouse.

A criação do Windows representou o término duradouro na relação entre Jobs e Gates.

A Apple, inclusive, chegou a processar a Microsoft por cópia e quebra de patente industrial. Após seis anos de brigas judiciais a Apple acabou perdendo o processo.

Segundo a sentença, o produto da Microsoft não era uma cópia, apesar de algumas aparentes semelhanças.

Os dois somente voltariam a se falar durante os anos 90, quando Jobs retornou ao posto de Ceo da Apple.

Na ocasião a Microsoft investiu 150 milhões de dólares em ações da Apple.

Para convencer Bill Gates a fazer esse investimento, e salvar sua empresa, Jobs concordou em disponibilizar os produtos do Pacote Office nos computadores Apple.

Foi uma troca positiva para ambas as partes.

Windows: O Sistema Que Mudou o Mundo

O Windows foi lançado em 1983 e, aos poucos, conquistou 90% dos computadores de todo mundo.

A Microsoft abriu a oferta pública de suas ações e Bill Gates, com 31 anos, já era bilionário. 

O sucesso do Windows acabou despertando a ganância de seu próprio parceiro. A IBM decidiu entrar para valer no mercado de sistemas operacionais lançando o seu próprio sistema.

O lançamento chegou a preocupar a Microsoft, mas Bill capitaneou esforços para criar um produto superior ao da IBM.

A Microsoft, que conhecia a fundo os sistemas concorrentes, lançou o windows 3.0. um produto que levou as vendas da empresa a outro patamar deixando para trás o lançamento da IBM em pouco tempo.

Em 1993 uma investigação alegou que a Microsoft estava obrigando os fabricantes de computadores a pagarem por licenças de seu sistema operacional por cada computador fabricado — mesmo por aquelas unidades que não contavam com o sistema da empresa.

Em 1994 a Microsoft fez um acordo com o governo americano de não mais cobrar royalties por cada computador fabricado.

Novos concorrentes surgiram e a empresa de Bill passou a travar uma batalha constante com a IBM. Os problemas com o governo e a concorrência causaram um momento turbulento na Microsoft e fizeram com que as ações da empresa despencarem.

Nesta confusão Bill Gates acabou tendo uma disposição imensa para a mídia de todo mundo. Ele rapidamente se tornou um dos rostos mais conhecidos do planeta.

 Bill Gates e A Microsoft Sempre a Frente Da Concorrência: 

Bill Gates mostrou que sempre estava um passo à frente e essa filosofia foi consolidada no lançamento do Windows 95. Este é  considerado até hoje o produto mais inovador da empresa.

Windows 95

O Windows 95 apresentava o que havia de melhor em termos de tecnologia na época e reinventou a ideia de um sistema operacional. Ele tornou o computador pessoal tão simples que qualquer pessoa poderia utilizar.

Além de simples, o sistema apresentava ferramentas que poderiam ser usadas por todo tipo de perfil: de crianças até idosos.

A tecnologia ajudou a popularizar o uso do computador pessoal em todo o mundo. Com o lançamento Bill Gates assumiu posto de homem mais rico do mundo, posição que ele reinou absoluto entre 95 e 2017.

Como Era o Empresário Bill Gates?

Bill Gates era um chefe considerado distante.

Na maioria das vezes ele não retornava às ligações e contatos de seus próprios funcionários; era até mesmo difícil de ser encontrado por seus colaboradores.

Apesar desse comportamento “antisocial” Bill Gates é um workaholic. Ele costumava trabalhar tão intensamente que não era estranho vê-lo dormindo no chão dos escritórios da própria empresa.

Seu trato com os colaboradores nem sempre era considerado dos mais amistosos. Ele usava uma estratégia de sempre desafiar seus funcionários.

Sempre que alguém apresentava uma ideia ele dizia:essa é a pior ideia que já ouvi em toda a minha vida”.

A frase era estrategicamente posicionada para ver até onde os seus funcionários estavam convictos sobre a qualidade de suas próprias idéias.

Parece que, no fim das contas, a estratégia deu certo.

Bill Gates e o Surgimento Da Internet:

Bill Gates sempre esteve ciente de que a inovação deveria ser frequente.

Enquanto o Windows reinava absoluto, uma nova modalidade estava surgindo nos computadores: a internet.

Começando a se popularizar nos anos 90 ela despontava como grande meio em que as pessoas poderiam se conectar e levar o computador pessoal a um novo nível.

No entanto, para acessar a internet os computadores deveriam ter um software capaz de dar acesso aos recém surgidos sites de maneira fácil, rápida e organizada.

Surgiu assim os navegadores.

No começo uma empresa chamada Netscape reinou absoluta no mercado de navegadores. A Microsoft, que estava atrasada, teve que criar sua solução. Nascia assim o Internet Explorer.

Esse produto levou a empresa a um novo patamar dominando também um mercado nascente. Todos os computadores que vinham com o sistema Windows já tinha o Internet Explorer instalados em seus hds.

A Netscape não conseguiu manter a competição com a Microsoft encerrou suas operações em 2002.

Outros concorrentes surgiram posteriormente como Mozilla Firefox, Ópera, e Google Chrome que, ao final dos anos 2000, finalmente conseguiu tirar a liderança do navegador de Gates.

A inovação constante sempre foi uma marca da Microsoft e está presente até hoje. Bill sempre esteve à frente do processo de inovação da companhia.

Em 1995 ele lançou seu primeiro livro:  “A Estrada Do Futuro”. Na obra ele abordava a possibilidade de o computador revolucionar o mundo em poucos anos num salto tão grande que deixava as inovações até então ocorridas parecerem ínfimas.

Em 1999 ele lançou o seu segundo livro que foi traduzido como: “Empresa Na Velocidade Do Pensamento”.

Em seu segundo livro Bill Gates previu um cenário que materializou nos dias de hoje. Ele definiu que: “em alguns anos vão existir dois tipos de empresas as que fazem negócios pela internet e as que estão fora o negócio”.

As circunstâncias foram favoráveis às suas previsões e, desde então, ele continuou crescendo seu império.

A Fortuna De Bill Gates:

Depois de se tornar o homem mais rico do mundo, por vários anos, Bill Gates decidiu largar o comando da sua empresa e se desfazer de grande parte da sua fortuna.

Desde então ele se dedica integralmente ao projeto que criou em 2000 junto a sua esposa Melinda: a Bill e Melinda Gates Foundation.

O trabalho é voltado para o financiamento de pesquisas sobre a aids, poliomielite, vacinas, e outras enfermidade, além do fomento ao trabalho científico.

Bill Gates já doou boa parte de sua fortuna para obras de caridade. Um levantamento feito pela Revista Forbes mostrou que ele doou cerca de 35 bilhões de dólares entre 1994 e 2017.

Apesar de toda essa quantia, ele continua doando anualmente ainda muito dinheiro.

Em 2009 ele assinou, junto com seu amigo Warren Buffett, uma promessa de doação de pelo menos metade de sua fortuna para obras de caridade.

Por conta de suas recorrentes doações Bill perdeu o cargo de mais rico do mundo algumas vezes em momentos específicos e há alguns anos não está mais no topo da lista. Apesar disso, ele ainda permanece como uma das pessoas mais ricas do mundo.

Segundo o Índice Bloomberg Billionaires Bill Gates possui uma fortuna atualizada de 132 bilhões de dólares, o que representa cerca de 740 bilhões de reais na cotação atual.

O montante o coloca como o terceiro homem mais rico do mundo, atrás somente de Jeff Bezos e Elon Musk.

O Segredo Das Pessoas Mais Bem Sucedidas

Um elemento em comum está presente na história de grandes empreendedores e pessoas de sucesso: os livros.

Através deles você pode se autodesenvolver, aprender novas habilidades e, claro, ganhar mais dinheiro.

E o que você acha de ter acesso a todos os livros lidos pelos homens (e mulheres) mais bem sucedidos do mundo?

É isso que o Kindle Unlimited pode te proporcionar.

Essa plataforma da Amazon reúne mais de 1 milhão de ebooks para você ler a vontade.

Lá você encontra os melhores livros sobre negócios, vendas, marketing, persuasão e produtividade.

Você pode ler em qualquer lugar, usando o seu celular, através do aplicativo kindle.

E o mais interessante é que você pode testar a plataforma por 30 dias de forma completamente gratuita. 

Para iniciar seu teste grátis, ou ver mais informações, você só precisa apertar no botão.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


eight − three =

1 Comentário