Como fazer lançamento semente

Como fazer lançamento semente?

Neste artigo vamos te mostrar como você pode realizar o seu primeiro lançamento digital e fazer o teste para saber se o seu produto possui realmente uma demanda.

Mostraremos um passo a passo completo, dando dicas práticas, e alguns segredos para não errar e perder dinheiro.

Lançamento Semente: O Que É?

Lançamento Semente é um modelo em que você lança um produto antes mesmo dele estar pronto ou começar a ser produzido.

Esse modelo é um dos ensinados por Jeff Walker, na Fórmula De Lançamento, que é divulgada aqui no Brasil por Érico Rocha.

O objetivo desse modelo é testar a aceitação de um produto antes mesmo de produzi-lo.

É uma forma barata de testar hipóteses, ou então, começar a lucrar com a internet.

Veja a seguir os principais passos de como fazer Lançamento Semente:

Como Fazer Lançamento Semente: Defina Seu Público Alvo

O primeiro passo para realizar um lançamento semente é entender qual é o público alvo que você quer atingir.

Normalmente, essa definição se dará pelo tipo de produto que você quer produzir.

Por exemplo,  se você quer lançar um curso de inglês você pode pensar em atingir pessoas que estão tentando em aprender inglês.

Ou então, pode pensar em pessoas que já tentaram aprender, mas desistiram por algum tipo de dificuldade.

O objetivo é encontrar um grupo de pessoas que tenha um objetivo em comum ou sofram com determinado problema.

É claro que você não vai saber, antes do seu primeiro lançamento semente, qual é exatamente seu público.

Por isso, o foco é em encontrar algo em comum que vai nortear quem será seu público alvo. E, aos poucos, você vai entendendo melhor que são seus potenciais clientes.

Crie Conteúdos:

Depois de definir com quem você quer falar é hora de criar conteúdos relacionados ao tema do seu produto e auxiliando aquele público alvo que definimos no tópico anterior.

Voltando ao exemplo do curso de inglês, você pode agora criar conteúdos (textos, vídeos, posts, Stories) mostrando porque as pessoas tem dificuldade em aprender inglês e como solucionar esse problema.

É natural que, ao produzir materiais relacionados a este tema, você acabe atraindo pessoas que tenham interesse neste assunto.

Se tratando de um lançamento semente é importante que você impulsione esses conteúdos via anúncios pagos para que ele chegue mais rápido ao grupo que você almeja.

Forme Uma Lista

Já definimos quem é seu público, e já produzimos conteúdos. Agora, é o momento de formar uma lista.

Esse terceiro passo do lançamento semente, na prática, ocorre junto com o segundo. Na medida que começar a produzir conteúdos você já deve buscar formar uma lista.

Essa lista pode ser uma lista de e-mails ou então os seus seguidores no Instagram, por exemplo.

Na hora de fazer um lançamento semente a maioria prefere trabalhar com e-mails, pois eles dão mais previsibilidade.

Quando você dispara um e-mail através de uma automação, como o Lead Lovers, você sabe que esse e-mail chegará a caixa de entrada de 100% dos seus leads.

no Instagram essa entrega pode mudar do dia para a noite devido a alterações no algorítimo.

Ok, mas então como fazer para atrair pessoas para sua lista.

Existem algumas formas de fazer isso e vamos falar sobre duas delas a seguir…

Ofereça Uma Isca Digital Para Seus Clientes:

Um modelo para construir a lista de um lançamento semente é através da criação de um ebook como isca digital.

Você oferece um ebook gratuito e para baixá-lo as pessoas vão precisar fornecer o e-mail delas.

Voltando ao nosso exemplo você pode criar um ebook do tipo: “7 erros capitais na hora de aprender inglês”.

Assim, você vai formar uma lista de pessoas que se interessam por aprender inglês e possuem boas chances de comprar o curso que você está produzindo.

Depois disso, você deverá direcionar essa lista para assistir sua aula ao vivo ou participar do seu evento online.

Realize Um Evento Online

Outro formato que você pode utilizar no seu lançamento semente, para construir sua lista, é através da criação de um evento online.

A estratégia mais comumente utilizada é uma ao vivo e gratuita. Neste caso, você vai divulgar essa aula gratuita através de anúncios pagos e gratuitos.

Para se cadastrar e assistir a aula as pessoas vão ter que fornecer o e-mail.

Ou seja, você está construindo sua lista ao convidá-los para seu evento. 

Como Fazer As Pessoas Assistirem Sua Aula?

A partir do momento que você cria um evento online, é hora de trabalhar para que as pessoas assistam a sua aula ao vivo.

Afinal de contas, quanto mais pessoas assistirem a sua aula mais chances de vender você tem.

E como fazer para que elas assistam a apresentação?

Bom, é importante, primeiro, criar uma série de lembretes via e-mail, Whatsapp e outras formas de contato.

Dessa forma, você se assegura que as pessoas que estão na sua lista vão lembrar do evento ao vivo.

Além disso, uma estratégia comum é criar anúncios no Instagram/ Face Ads que vão rodar pouco antes e durante a aula.

Esses anúncios servem para levar para aula aqueles que, por ventura, esqueceram do evento e estão a toa no Instagram ou Facebook.

Faça Uma Oferta Irresistível No Seu Lançamento Semente

Muito bem! Depois de executar os passos anteriores, chegou o momento de finalizar com chave de ouro o seu lançamento semente.

Para isso, você terá que seguir um roteiro para sua aula ao vivo. Na primeira parte dela o foco é entregar conteúdos de qualidade para ajudar aqueles que toparam participar da aula.

Depois do conteúdo você pode partir para oferta e apresentar a oportunidade de comprar o seu produto.

Claro que existe uma série de estratégias para realizar essa oferta. Não dá para fazer de qualquer jeito.

É preciso utilizar uma comunicação persuasiva para que sua oferta seja realmente irresistível. Caso você queira aprender exatamente como realizar esse e outros lançamentos nós recomendamos o Livro do Jeff Walker.

Dessa forma, você consegue aprender diretamente com o criador de toda a teoria por trás dos lançamentos milionários.

O Livro Fórmula De Lançamento está disponível na Amazon tanto na versão física quanto na digital.

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