Como Fazer Propaganda Pelo Whatsapp: Um Guia Para Empreendedores

Como Fazer Propaganda Pelo Whatsapp

Um aplicativo, utilizado por praticamente todos, é o WhatsApp. E é esse mesmo app vem se tornando como uma das melhores formas de fazer propaganda.

Você utiliza o WhatsApp para o seu negócio? Caso sua resposta seja sim está na hora de aprender como aumentar os seus resultados com esse app.

E, se você ainda não faz esse tipo de publicidade, vamos te ensinar como fazer propaganda pelo Whatsapp. Confira a seguir esse guia para empreendedores que desejam aumentar suas vendas.

Como Fazer Propaganda Pelo Whatsapp: Use a Ferramenta Status

Essa função já é conhecida por quem utiliza o WhatsApp Messenger. É através dessa função que você pode compartilhar novidades sobre os seus produtos, promoções, imagens e vídeos.

Assim, você estará deixando o seu negócio muito mais atrativo e dinâmico.

Clicando na aba “Status”, “Meus status”, você pode clicar no ícone de câmera para adicionar fotos e vídeos, ou no ícone de lápis para adicionar um link, por exemplo.

Suas propagandas podem ser feitas de diversas formas diferentes. Você pode utilizar os Status para colocar vídeos, fotos, promoções, novidades. Dessa forma, você consegue manter seus clientes atualizados a respeito de novos produtos ou serviços.

Vídeos Nos Status

As ideias podem ser infinitas. De acordo com a linguagem e o foco da sua empresa, você pode compartilhar vídeos curtos nos status, que contam alguma história rápida, no formato storytelling, ou até mesmo um vídeo promocional.

Você também pode compartilhar depoimentos de clientes, os bastidores do seu negócio, vídeos e tutoriais sobre como usar o seu produto e afins.

Fotos

Com a função Status você pode compartilhar fotos dos seus produtos, imagens em formatos de anúncios, anunciando algum evento da sua marca, alguma promoção, sorteio, entre outros.

Tudo isso possui alto poder de enriquecer suas vendas.

Links

Uma funcionalidade dos Status é a opção de inserir links.

Você pode inserir o link do seu site, link de produtos individuais, link do seu blog ou canal, formulários e afins.

Como Fazer Propaganda No Whatsapp Com Listas de Transmissão

Com esse recurso você pode enviar uma mensagem para vários contatos de uma única vez.

Você pode, por exemplo, enviar uma mensagem para todas as pessoas informando sobre uma promoção, um sorteio, um evento, uma nova postagem da sua marca, um novo tutorial ou até mesmo um novo produto.

As vantagens da lista de transmissão é que você não precisa mandar a mesma mensagem para cada contato, além de poder segmentar o seu público.

O cliente, vale ressaltar, não receberá sua mensagem como se fosse um grupo, e sim como uma conversa particular.

Sem dúvidas, uma empresa, independentemente do tamanho, consegue marcar presença no WhatsApp e aproveitar os múltiplos recursos do aplicativo.

Uma Excelente Opção – WhatsApp Business

Há pouco tempo, o Whatsapp lançou um novo aplicativo exclusivo para empresas, o Whatsapp Business. Nele, você conta com uma série de novos recursos.

No WhatsApp Business encontramos diversas funcionalidades que podem ajudar a sua empresa a vender através do aplicativo. Além disso, uma empresa que escolhe se comunicar através do Business, deixando de lado o app padrão, parece muito mais profissional.

É só baixar o WhatsApp Business, colocar o seu número de celular, receber o código de confirmação que chegará via SMS, e iniciar o uso do App.

Cuidado: Nunca passe esse código para terceiros.

Além disso, uma novidade é que você pode colocar o número fixo da sua loja no WhatsApp Business.

Ferramentas Para Vender Através Do WhatsApp Business

Além das funções comuns de conversa, ligações e chamadas de vídeo, o aplicativo possui funções únicas, que o distingue da versão tradicional, como:

Catálogo de produtos

Ferramenta para cadastrar seus produtos dentro da sua conta empresarial do WhatsApp, podendo inserir imagens, preços, descrições, link de compras e afins.

Ex: Se você vende perfumes, pode cadastrar seus produtos por lá, colocar as fotos e enviar o seu catálogo com todas as informações para seus clientes, facilitando muito suas vendas.

 Mensagens Automáticas

Entrando novamente na aba “configurações da empresa”, você pode visualizar as funções “mensagem de saudação”, “mensagens de ausência” e “respostas rápidas”.

A mensagem de saudação pode aparecer quando o cliente enviar a primeira mensagem, ou após 14 dias de inatividade do seu cliente.

Você configura e escolhe o recado da mensagem automática de saudação.

A mensagem de ausência pode ser configurada para que seja enviada como resposta, no caso de algum cliente te enviar uma mensagem fora do seu horário de trabalho.

Por exemplo: ”Olá, não estamos funcionando no momento, nosso horário de funcionamento é das 08:00 até às 18:00, porém, deixe seu recado, entraremos em contato com você o mais breve possível.”

Respostas Rápidas

Esse recurso permite gerar respostas automáticas para mensagens mais comuns que você precisa mandar sempre.

Neste caso, você digita apenas uma palavra e o Whatsapp irá enviar uma frase completa pré programada.

Exemplo: Você pode configurar uma frase para ser dita quando você digitar “/obrigado”, uma frase como: “Muito obrigada por utilizar nossos serviços! Esperamos trabalhar com você novamente, em breve.”

Ou então, quando precisar pedir os dados do cliente, você pode digitar “/dados” e aparecerá uma mensagem completa, como “Por gentileza, me envie os seguintes dados: Nome, cpf, cep e endereço completo”.

Você precisa digitar a barra (/), porque ela serve de atalho para a mensagem automática. Assim, quando você desejar enviar apenas um “obrigado”, sem a mensagem automática, é só não inserir a barra antes da palavra.

É um recurso simples, fácil de configurar e personalizar, mas que ajuda a ter muito mais agilidade e economizar tempo nas comunicações ou potenciais clientes.

Crie Um Cronograma De Mensagens Para o WhatsApp

Outra forma interessante de como fazer propaganda pelo Whatsapp é através de um cronograma de mensagens.

Dessa forma, você vai criar uma rotina de mensagens. As pessoas costumam gostar da rotina, de saber o que esperar, e assim, vão aproveitar mais os benefícios dos seus conteúdos.

Exemplo:

  • Segunda-feira: Promoção da semana;
  • Terça-feira: Depoimento de clientes;
  • Quarta-feira: Produtos em destaque;
  • Quinta-feira: Bastidores do seu trabalho;
  • Sexta-feira: Produtos que podem ser aproveitados no final de semana;
  • Sábado: Sem mensagens.
  • Domingo: Sem mensagens.

É interessante deixar alguns dias livres para não sobrecarregar seus contatos com muitas mensagens.

WhatsApp Web

Essa função de abrir o WhatsApp no computador pode ser muito útil, te ajudando a enviar arquivos do seu computador para o aplicativo, além de otimizar o seu tempo e mostrar melhor suas conversas e contatos.

Com essa função você tem mais facilidade para responder dúvidas, mandar mensagens, e até mesmo fazer postagens no Status. Essa é mais uma ferramenta que vai te ajudar a fazer propaganda pelo Whatsapp.

Como um aplicativo tão usado, o WhatsApp pode e deve entrar na sua rotina de trabalho, como uma ferramenta para alavancar suas vendas e te aproximar do público.

Outras Dicas De Como Fazer Propaganda Pelo Whatsapp

Se você quiser realmente ter os melhores resultados, ao fazer propaganda pelo Whatsapp, veja a seguir duas dicas especiais que preparamos para você.

Através delas, você poderá aumentar seus resultados de forma prática e rápida.

Divulgue o Whatsapp Em Outros Canais

O Whatsapp é, sem dúvidas, um excelente canal de comunicação entre sua empresa e os seus potenciais consumidores/ clientes.

No entanto, esse app é muito mais eficiente quando é utilizado como complemento a outras estratégias.

Por exemplo, se você tem um perfil no Instagram, coloque o seu Whatsapp na sua bio e deixe uma opção para o cliente mandar mensagem de forma automática.

Se você faz publicidade no Google coloque o seu número de Whatsapp no texto do anúncio.

No seu site também deixe o seu número de Whatsapp de maneira bem exposta para que os clientes o encontrem com facilidade.

Enfim, use todas as suas mídias sociais para atrair pessoas interessadas para o seu Whatsapp. Afinal de contas, quanto mais pessoas você tiver na sua lista de contatos, mais chances de vendas você tem.

Crie Grupos

Outra maneira de como fazer propaganda pelo Whatsapp é através de grupos.

É claro que o ideal não é simplesmente criar um grupo, colocar centenas de pessoas nele e começar a fazer propaganda da sua empresa.

Se você fizer isso, naturalmente, a maioria dos participantes vai sair do grupo.

Por isso que a estratégia mais interessante é outra em que você vai criar um grupo para pessoas interessadas em determinados assuntos.

Por exemplo, digamos que você tenha uma loja de bicicletas. Você poderia criar um grupo para ciclistas.

Neste grupo, você vai criar conteúdos sobre como cuidar da bicicleta, dicas de percursos e outros materiais que sejam de interesse dos participantes.

De vez em quanto, neste grupo, você pode divulgar sua loja. Sem contar que muitos participantes vão entrar em contato para tirar dúvidas ou pedir mais informações sobre suas bicicletas.

Ou seja, você poderá fazer muitas vendas, demonstrar conhecimento, e tudo isso de uma forma zero invasiva ou inconveniente.

Transforme Seu Whatsapp Em Uma Máquina De Vendas

Se você quiser vender muito pelo Whatsapp nós temos uma recomendação.

O ZapFácil é uma ferramenta desenvolvido para transformar seu Whatsapp em uma máquina de vendas. Ela não só envia mensagens automáticas como também é capaz de encontrar milhares de contatos de possíveis clientes.

Para saber mais sobre ela basta clicar aqui ou no botão abaixo.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


14 + 8 =

Seja o primeiro a comentar!