Copywriting: 6 Técnicas Para Aumentar As Suas Vendas Hoje Mesmo

Copywriting - As principais técnicas

Você já ouviu falar em copywriting?

É uma estratégia poderosa que, quando bem utilizada, tem o poder de aumentar as suas vendas em níveis quase inacreditáveis!

Na tradução literal, o termo “copywriting” significa redação publicitária. Mas, na prática, é muito mais que redigir textos para realizar vendas.

São técnicas que transformam seus anúncios em textos quase que irresistíveis ao leitor.

Aplicando o copywriting, você conseguirá produzir conteúdos informativos e relevantes de maneira que não tornem-se maçantes; persuasivos e profundos na medida certa, sem serem exageradamente promocionais e com muita fluidez.

Ou seja, vale muito a pena dominar esse assunto se você trabalha com marketing digital e quer vender ainda mais usando a internet, né?

Por isso, hoje, trouxemos 6 técnicas incríveis que vão transformar totalmente os seus textos e, certamente, aumentar suas vendas.

1. Faça Um Estudo Do Seu Público

Dizem que só se escreve bem do que se conhece.

Essa afirmação pode ser aplicada também quando se está vendendo algo e utilizando técnicas de copywriting. Neste caso, você deve estudar sobre as características do seu produto e público que pretende atingir.

Para entender ainda mais sobre os seus potenciais clientes uma das melhores dicas é construir uma persona.

Uma persona nada mais é que a personificação do seu cliente ideal. Ou seja, é um personagem mesmo que representa quem são os seus clientes.

A sua persona deve ter: nome, idade, gênero, interesses, ocupação e gostos o seu cliente ideal. Defina essas informações pesquisando a respeito do seu público e também conversando diretamente com os clientes.

Depois que tiver essa persona bem definida você pode e deve imaginar que está escrevendo seus textos para essa persona. Dessa forma, sua comunicação vai ficar muito mais assertiva.

2. Capriche nos títulos

Esta é uma das dicas mais importantes.

Afinal, é a primeira coisa que chamará a atenção em seu anúncio e ele será responsável para que o leitor continue nele até o final.

A fórmula clássica para títulos é: número + adjetivo + palavra-chave + benefício.

Uma dica que te dou é deixar para o final. Com o texto finalizado, você será mais conciso ao pensar no título.

No início, escreva pelo menos 3 opções para o título do seu texto e escolha a melhor a partir disso. Conforme você pega o jeito, ficará mais fácil.

Além disso, é importante se atentar a alguns fatores:

– Não passe de 65 caracteres;

– Perguntas são ótimas para despertar a curiosidade;

– Fale com o leitor de maneira pessoal, não tem problema em usar “você”;

– Procure usar adjetivos interessantes;

– Palavras negativas chamam muita atenção;

– Sempre seja específico. Sem enrolações, vá direto ao assunto;

Se você sempre seguir essas dicas, pode apostar, os seus títulos vão converter como você nunca viu antes.

3. Leitura Fácil e Texto Escaneável

É a escaneabilidade quem vai definir se o leitor vai ler ou não o seu texto até o final.

Esse conceito se trata de facilitar a leitura e permitir um rápido entendimento ao que você está querendo comunicar. Ou seja, as pessoas poderão “escanear” o seu texto e se aprofundar naquilo que mais chamar a atenção. 

Para isso, uma ótima dica é dividir o seu texto por subtítulos, listas de tópicos e tabelas.

Além da escaneabilidade, outra estratégia para produzir um texto mais fluído, é montar parágrafos curtos e alinhar o texto a esquerda.

Evite parágrafos muito longos e textos blocados, pois a leitura poderá se tornar maçante e afastará seu público.

Na internet, as pessoas procuram por informações rápidas. Então, quanto mais fácil você tornar a leitura, mais conversões terá.

4. Use Gatilhos Mentais

A mente humana é programada para reagir de determinada maneira de acordo com as informações que recebe.

Os gatilhos mentais são elementos que, ao serem bem utilizados, podem provocar seu receptor e induzi-lo a tomar uma decisão de compra.

Exemplos de gatilhos mentais são:

– Urgência:

Ao inserir frases como “Última oportunidade para garantir este preço!”, “Compre agora e evite se arrepender por não ter aproveitado esta oportunidade!”, você estará ativando o gatilho de urgência no leitor.

Atrelado à sensação de escassez, o seu cliente será levado a pensar que esta é uma oportunidade única e imperdível, que ele precisa aproveitar naquele momento, facilitando a decisão de compra.

– Exclusividade:

As pessoas possuem a necessidade de se sentirem especiais. Quando você oferece produtos exclusivos, listas específicas onde ele sente que é “vip” e cartões de fidelidade, por exemplo,  você está ativando este gatilho.

É muito mais fácil conquistar o seu público quando ele sente que está sendo privilegiado de alguma maneira.

– Prova social:

Este gatilho é imprescindível.

A prova social é quando você mostra o que os seus outros clientes falam sobre você.

É mais fácil mostrar confiabilidade quando você apresenta depoimentos reais comprovados por outras pessoas que já adquiriram seus produtos e serviços.

Estes são apenas alguns dos gatilhos mentais que podem ser aplicados nos seus textos. Não deixe de dedicar seu tempo a estuda-los mais a fundo.

Para isso, nós recomendamos o Livro: A Caixa Preta Dos Gatilhos Mentais.

 

5. Não Repita Palavras e Evite As Difíceis

É claro que, ao falar sobre assuntos específicos, você acabará podendo repetir algumas palavras.

Entretanto, tente mostrar aos seus leitores que você possui um vocabulário diversificado.

Caso precise, use sites que oferecem sinônimos para trocar as palavras.

Além disso, o ideal é que você busque promover aproximação com as pessoas que lerem seus textos.

Ao abusar do vocabulário rebuscado, você corre o risco de causar uma confusão mental no leitor quando ele se deparar com termos que não conhece.

Tente sempre passar uma imagem de compreensão e acessibilidade. Essa é uma das bases do bom uso do copywriting. 

6. Abuse De Metáforas

Uma ótima maneira de contornar conceitos complexos e de difícil entendimento é usar de metáforas para explicar.

Fazendo uso das metáforas e exemplos, o leitor vai se conectar a situação e poderá entender seu texto de maneira muito mais fácil.

Busque por retratar situações próximas da realidade do seu público-alvo pois, quanto mais a pessoa se identificar, melhor será para os seus textos.

Pronto. Siga todas estas técnicas à risca e você verá a mágica acontecendo: com certeza, você dará um upgrade nos seus textos e as suas vendas vão aumentar e muito com essas poderosas técnicas de copywriting.

 

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