Growth Hacking: O Que É? Como Por Em Prática? Quais Os Benefícios?

O que é Growth Hacking

Você já ouviu falar de Growth Hacking? É bem provável que sim.

Mas o que será que esse termo significa na prática?

E por que aprender sobre esse assunto vai contribuir para o seu negócio?

É exatamente isso que vamos te mostrar a partir de agora. Neste artigo, você vai entender como o Growth Hacking pode contribuir no crescimento de qualquer empresa.

O Que É Growth Hacking?

Growth Hacking é uma metodologia aplicada, geralmente, no começo do planejamento de um negócio. O foco é alcançar um grande volume de usuários e clientes, com o menor capital possível.

Também pode se dizer que o Growth Hacking é o marketing orientado a experimentos.

O intuito é encontrar oportunidades visando resultados rápidos para o crescimento (growth) da organização

Trata-se de uma nova maneira de fazer o  Marketing Digital, que coloca as empresas no caminho para alcançar seus objetivos, de forma mais rápida, e com o menos recursos.

De forma resumida, isso indica que o Growth Hacking, além de potencializar o crescimento, também busca por um bom ROI, já nos primeiros meses de vida da organização.

Para que isso realmente se concretize, entretanto, é necessário que os empreendedores estejam concentrados em criar um negócio com crescimento acelerado logo no início.

Isso porque o que é Growth Hacking se inicia, justamente, quando um empreendedor encontra uma oportunidade no mercado e:

  • cria uma boa ideia;
  • elabora um produto ou um serviço que se encaixa perfeitamente nessa brecha do mercado;
  • aplica técnicas visando atingir uma grande quantidade de clientes, com menor gasto e maior sucesso.

Um Exemplo Clássico De Growth Hacking

Um dos maiores exemplos dessa estratégia foi feito  pelo Hotmail.

Quando foi lançado, o Hotmail criou uma linha automática, que aparecia a cada e-mail enviado por seus usuários. A mensagem induzia quem recebia a mensagem a também criar uma nova conta no Hotmail.

A frase era “Get Your Free Email at Hotmail”, ou seja, “Obtenha seu e-mail grátis no Hotmail”.

Esse ato pensado e simples, fez com que milhões de novas contas fossem criadas na plataforma, em poucas semanas, e com um investimento baixíssimo.

Hoje, o Hotmail ainda é uma das maiores plataformas de e-mails que existe. Enfim, essa é a essência do Growth Hacking: crescer rápido e com baixo custo.

Como Funciona o Growth Hacking?

O Growth Hacking se concentra em 3 etapas:

  • obter tráfego;
  • converter visitantes em leads;
  • converter leads em clientes.

Se você conhece um pouco sobre marketing digital, deve ter visto algumas semelhanças com as etapas de um funil de vendas comum, e não é por acaso.

As etapas, comumente seguidas por Growth Hackers, foram realmente baseadas no funil de vendas, criado por Dave McClure.

A diferença é que, após a etapa de aquisição ou compra, as técnicas continuam, para fidelizar o cliente e fazer com que ele também colabore nesse crescimento da organização.

O Growth Hacking não está associado apenas ao lançamento de uma empresa, organização ou produto. Na verdade, ele pode – e deve – ser utilizado em todas as fases do negócio.

Como Aplicar o Growth Hacking?

Agora que você entendeu o que é Growth Hacking é hora de receber dicas de como aplicá-lo em sua ideia ou negócio

Veja a seguir algumas fases básicas dessa estratégia:

  1. crie seu produto;
  2. faça um teste de viabilidade com suas personas;
  3. mantenha uma atualização constante de seu serviço e produto;
  4. colete feedback dos clientes;
  5. otimize seu serviço para atender a novas oportunidades de mercado e demandas de seus clientes;
  6. realize testes A / B para identificar melhorias eficazes;
  7. mantenha a comercialização de produto ou serviço para promover o crescimento contínuo;
  8. acompanhe indicadores o sucesso desses resultados.
  9. transforme seus clientes nos maiores divulgadores do seu produto.

Estratégias De Growth Hacking

Grande parte das estratégias de Growth Hacking são focadas em ações de marketing digital.

O Inbound Marketing e o marketing de conteúdo são técnicas essenciais dessa modalidade, por levarem a um grande crescimento com baixo custo.

A produção de conteúdo para sites e blogs e consequente posicionamentos nos mecanismos de busca também é uma forma de crescer com baixo custo.

O marketing de redes sociais também se enquadra como uma das estratégias que oferecem maior alcance de clientes. Uma das melhores formas de fazer isso é através do uso de influenciadores.

Outra estratégia atual muito usada para crescer rápido é usar o marketing de afiliados. Neste caso, você usa terceiros, afiliados e comissionados, para deixar seu produto mais popular e alcançar mais pessoas.

Para resultados imediatos, as campanhas de links patrocinados (CPC), ou tráfego pago, devem ser incluídas em um plano de Growth Hacking.

O Profissional De Growth Hacking

Um Growth Hacker é um profissional que utiliza as estratégias criativas e de baixo custo, para auxiliar as empresas a obter e reter e conquistar mais clientes.

Isso não quer dizer que ele seja obrigatoriamente um profissional de marketing.

Empreendedores, líderes, gerentes de produto e até engenheiros, podem ser um Growth Hacker.

Resumindo, um Growth Hacker sabe como definir prioridades e escalar o crescimento de um produto ou uma empresa.

O Growth Hacker tem como objetivo conectar o seu público-alvo com o produto ou serviço do seu negócio. Tudo da forma mais rápida e escalável possível.

“O Growth Hacker é a pessoa cujo verdadeiro norte é o crescimento. Tudo o que esse profissional faz é examinado de acordo com o potencial de impacto sobre o crescimento escalável da empresa.” – Sean Ellis

Deseja ver isso em um exemplo? O Airbnb conseguiu crescer muito após oferecer uma integração de seus anúncios com o Craigslist, um dos maiores sites de classificados do mundo.

Na época, o Craigslist tinha cerca de 10 milhões de usuários.

 

 

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


8 − 3 =

Seja o primeiro a comentar!