História Do Dono Da Cacau Show: Veja a Trajetória De Alexandre Costa

História Do Dono Da Cacau Show

Provavelmente você já viu uma loja Cacau Show, e é bem provável que já tenha consumido algo da marca.

Mas você sabe exatamente como essa empresa começou?

Neste artigo você vai conhecer a história do dono da Cacau Show, Alexandre Costa.

Alexandre Costa é o dono de uma das maiores marcas de chocolates do Brasil que cresce ano após ano, aumentando seu número de franquias e de consumidores.

Confira a seguir tudo sobre história do dono da Cacau Show, Alexandre Costa.

A História Da Cacau Show: O Começo

O pai de Alexandre foi tecelão, e a mãe, uma revendedora de produtos de beleza.

Na Páscoa de 1988, com 17 anos, Tadeu resolveu revender chocolates, com o intuito de ganhar uma renda extra.

Para encarar a decisão, ele pediu cerca de 300 dólares emprestado para o tio.

Primeiramente, Alexandre recebeu uma encomenda. O pedido eram 2000 ovos de chocolate, com 50 gramas cada.

A fábrica que faria os chocolates para que Alexandre revendesse, informou que não fazia ovos com esse peso, e, para honrar o compromisso, ele resolveu produzi-los por conta própria.

O futuro dono da Cacau Show comprou os produtos e contratou uma senhora para ajudá-lo. Após 3 dias de trabalho, a encomenda estava entregue.

A entrega foi um sucesso, e ele conseguiu um lucro considerável com as vendas. Dessa forma, viu que chocolates artesanais, apesar de mais caros do que os comuns, eram muito bem aceitos.

Ele descobriu que tanto no processo de fabricação, como na apresentação, o chocolate artesanal tinha um valor agregado ao produto, que fazia o cliente pagar um preço superior ao mercado.

Alexandre também notou que haviam poucos concorrentes no mercado.

Na época, o mercado de chocolates artesanais era pouco competitivo.

História Do Dono Da Cacau Show: Capital Inicial

O lucro da primeira encomenda foi de aproximadamente 500 dólares. Foi exatamente esse capital inicial para a criação da Cacau Show.

O nome veio da antiga empreitada da mãe, que vendeu chocolates por um tempo, antes de vender os produtos de beleza.

O processo de iniciação da Cacau Show começou em uma sala comercial, da empresa dos pais de Alexandre, em um bairro da Zona Norte de São Paulo.

Porém, logo depois, ele já alugou um espaço maior.

Os primeiros equipamentos eram adaptados, e o seu carro, um fusca usado, era utilizado para fazer as entregas. Alexandre diz que nunca optou por capitais externos ou empréstimos. Essa é uma das grandes peculiaridades na história do dono da cacau show.

Ele vendia com amigos em padarias e entregava em vários locais.

Muitas pessoas compravam o chocolate, até porque era uma novidade e muito bem apresentado. Então, Alexandre resolveu atender pequenos ponto de venda, como bares e lanchonetes, sem intermediários, esse foi o começo do triunfo dele.

Dessa forma ele ganhou experiência, conheceu o mercado, a conservação do chocolate, os perfis dos compradores, o público alvo, e assim conseguiu montar suas melhores estratégias.

Alexandre fez diversos cursos, dos menores e mais básicos feitos em casa, até grandes aulas na Bélgica. E, aliando o conhecimento prático ao teórico, se tornou um mestre na área de chocolates.

A História De Alexandre Costa: Criatividade Na Crise

No verão de 1982, a venda dos produtos caiu consideravelmente, os produtos começaram a estragar muito rápido, e foram trocados sem custo para os varejistas.

Mas, uma crise pegou a empresa, pois as despesas chegaram e não havia capital suficiente para cobri-los.

Foi aí que ele precisou de créditos e empréstimos. Ele investiu na compra de uma máquina para fazer panetones, aumentou seu catálogo de produtos, montou quiosques e criou produtos que se adequam a temperatura do verão.

Essa crise que Alexandre viveu não o desanimou, pelo contrário, ele aproveitou a situação para criar novos insights e produtos diferentes, o que aumentou sua renda e o leque de opções da sua empresa.

Isso é algo que todo empreendedor precisa: Se adaptar, se reinventar, ter criatividade nos momentos de crise e aumentar as suas chances e opções.

A Primeira Loja Cacau Show

Foi assim, que após quase 9 anos, Alexandre abriu sua primeira loja física da Cacau Show, no fim de 2001, na cidade de Piracicaba – SP.

O negócio cresceu rapidamente, e se tornou um grande sucesso.

Rapidamente, apareceu o interesse de pequenos empreendedores para abrirem franquias do negócio. Assim, após alguns estudos, houve uma padronização da Cacau Show, para que as franquias seguissem sempre a mesma cultura.

Com isso, um ano após abrir o sistema de franquias, já eram dezoito lojas, até que passarem de 200 franquias. Assim, a Cacau Show se tornou a maior rede de chocolates em franquias do Brasil.

Em 2005, Alexandre ganhou o prêmio de maior franquia do ano

Qual o Segredo Do Sucesso De Alexandre Costa?

São vários os diferenciais da sua empresa que tornaram Alexandre um dos empresários mais bem sucedidos.

Um produto de qualidade, e diferenciado é um deles. Saber utilizar as datas comemorativas como Natal, Dia Dos Namorados e Páscoa, é outro.

Sem contar toda a padronização e controle de qualidade que faz com que toda loja Cacau Show entregue uma experiência muito semelhante aos seus clientes.

Alexandre Tadeu Costa foi eleito o Empreendedor do Ano, em 2011, e foi o único brasileiro a representando o país no circuito mundial da premiação, que aconteceu em Monte Carlo, no Principado de Mônaco.

Na época, Alexandre foi um dos 5 finalistas entre os mais de 50 concorrentes de todos os lugares do mundo.

Para Alexandre, a missão sempre foi despertar sorrisos através de cada produto, e, por isso, ele sempre se dedicou para inovar em cada trufa, tablete, bombom, ovos de páscoa e afins, criando doces lembranças para cada momento.

Fazendas Da Cacau Show – Inovação

Em 2011, Alexandre comprou três fazendas de cacau em Linhares (ES). Chamadas: Fazenda São José, Ceará e Dedo de Deus, as aquisições possuem o intuito de suprir a qualidade e a quantidade dos produtos da Cacau Show.

Dessa forma, Alexandre Costa expande sua atuação, para tornar-se um “empreendedor do campo” e administrar a criação do chocolate do plantio até o consumidor final.

Esse mercado ainda está em iniciação, e o objetivo é que, mais uma vez, a Cacau Show seja uma das pioneiras a incentivar a cultura de consumir chocolates de qualidade.

Usando As Crises Para Expandir

A história do dono da Cacau Show, Alexandre Tadeu Costa, nos induz a buscar sempre inovações e conhecimento, mostrando que boas ideias podem virar grandes negócios, e que, as crises, podem ser oportunidades de transformação e expansão.

Além disso, ele nos mostra que não é preciso de muito para começar. Os 500 dólares foram o capital necessário para dar início a esse império do chocolate.

O Segredo Das Pessoas Mais Bem Sucedidas

Um elemento em comum está presente na história de grandes empreendedores e pessoas de sucesso: os livros.

Através deles você pode se autodesenvolver, aprender novas habilidades e, claro, ganhar mais dinheiro.

E o que você acha de ter acesso a todos os livros lidos pelos homens (e mulheres) mais bem sucedidos do mundo?

É isso que o Kindle Unlimited pode te proporcionar.

Essa plataforma da Amazon reúne mais de 1 milhão de ebooks para você ler a vontade.

Lá você encontra os melhores livros sobre negócios, vendas, marketing, persuasão e produtividade.

Você pode ler em qualquer lugar, usando o seu celular, através do aplicativo kindle.

E o mais interessante é que você pode testar a plataforma por 30 dias de forma completamente gratuita. 

Clique no botão abaixo e saiba mais.

 

 

 

 

 

 

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


4 + eleven =

1 Comentário