História Do Dono Da Havan - Luciano Hang

Luciano Hang é o conhecido dono da Havan, uma hiper rede de lojas de departamentos, que destaca-se pelo faturamento bilionário e com a geração de empregos, contando com mais de 15 mil funcionários.

Neste artigo, você vai conhecer em detalhes a história do dono da Havan.

Como ele começou, quais foram os desafios e como ele chegou até aqui.

A História Do Dono Da Havan: Luciano Hang

Luciano nasceu em 11 de outubro de 1963, na cidade de Brusque – Santa Catarina. Filho de operários trabalhadores da indústria têxtil, Hang sempre conheceu bem esse setor. 

Antes de terminar o ensino médio, com 17 anos, Luciano foi chamado para trabalhar na mesma empresa que seus pais.

Ele se tornou tecnólogo em processamento de dados, pela Universidade Regional de Blumenau, e fazia o seu curso paralelamente ao seu trabalho na empresa. 

Quando chegou os anos 80, Luciano notou um aumento na quantidade de turistas, que buscavam roupas na região.

Luciano Hang e Vanderlei de Limas, que veio a ser seu sócio, decidiram abrir uma loja, voltada para essa necessidade. Foi assim, que em 1986 se iniciou a Havan.

O nome da loja veio da mistura da primeira sílaba do sobrenome de Luciano, “Hang”, com a primeira sílaba de “Vanderlei” – Ha e Van.

Um tempo depois, Luciano comprou a parte de Vanderlei, se tornando dono único da rede Havan.

A Padronização Estadunidense Das Lojas Havan

A loja se expandiu, e em 1989 a empresa mudou-se para um local maior. Em 1995, pela grande demanda da empresa, foi inaugurada a primeira filial, na cidade de Curitiba. A

inda em 1989, as lojas começaram a ser padronizadas, com a estrutura que lembrasse a Casa Branca dos Estados Unidos, e com a Estátua da Liberdade, que virou símbolo fixo da loja.

Em 1999, a empresa teve uma super reformulação. Percebendo uma busca do público e uma tendência de vendas, Luciano transformou a Havan em uma empresa do setor de lojas de departamentos.

Alguns anos mais tarde, em 2003, iniciou-se o e-commerce da Havan, também através das novas tecnologias e da percepção de que o negócio precisava ir para o digital, ou, perderia para a concorrência.

História Do Dono Da Havan e o Início Da Expansão

Em 2013, A Havan iniciou o projeto de grande expansão das lojas, marcando presença em diversas regiões do país.

E, em 2017,  obteve o marco de 100 lojas espalhadas por todo o Brasil, destacando a sua posição como a principal marca do segmento no Brasil.

A expectativa de Luciano Hang é que essa quantidade de lojas seja o dobro, até 2021.

Sobre As Lojas:

  • Mais de 1 milhão de produtos são movimentados todos os dias pelo Centro de Distribuição;
  • A Estátua da Liberdade, localizada na Parada Havan, símbolo da empresa, tem cinquenta e sete metros de altura, e é considerada o maior monumento do Brasil;
  • Em média, 300 caminhões levam cargas por todo o país diariamente;
  • A rede possui mais de cem mil produtos nacionais e importados;
  • Anualmente, são realizadas mais de dez mil contratações em todas as lojas;
  • Já são mais de 1 milhão de m² em lojas construídas.

Prêmios Da Empresa Havan:

  • Recebeu algumas vezes premiações como o “Top of Mind” e o “Prêmio Impar”;
  • Conquistou o “Mérito Lojista Nacional na Categoria Marketing pela CNDL”;
  • Conquistou o “Prêmio Ranking dos 100 Maiores Contribuintes do ICMS do Paraná 2012/2013”, pela Fecomércio Paraná e Diário da Indústria e Comércio;
  • Em 2014 atingiu o ranking dos 35 Maiores Varejistas do Brasil pela Revista Exame e Ibevar e também a Comenda “Ordem da Estrela da Solidariedade Italiana, concedida pelo governo Italiano;
  • Em 2016 a marca recebe mais uma vez o prêmio ADVB Top de marketing através da campanha “Quem é o dono da Havan”;
  • Em 2018 foi premiada na 2ª edição da Black Friday de Verdade, com a categoria “Móveis e Decoração”;
  • Em 2019 a Havan conquistou a certificação do Great Place to Work como uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil.

(Informações sobre estrutura e premiação disponibilizadas pelo site oficial da Havan).

As Polêmicas De Luciano Hang

Não dá para falar sobre a história do dono da Havan sem tocar em alguns pontos polêmicos.

Mais do que empreendedor, Luciano Hang também é conhecido atualmente por sua popularidade na internet. Luciano teve grande destaque durante a corrida das eleições presidenciais do Brasil em 2018.

Hang teve uma grande aparição primeira vez em 2016, quando surgiram boatos de que pessoas próximas aos ex-presidentes, Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, seriam donas da Havan.

Para remover essa ligação da empresa com a imagem dos políticos, o empresário investiu fortemente em propagandas, onde colocou seu rosto em cada publicidade.

Após tantas aparições, Hang tornou-se uma pessoa muito popular, não só pelo setor empresarial, mas pelas suas opiniões nas redes sociais.

Mas, apesar de ter feito tanta publicidade para desvincular o nome da empresa com os políticos, em 2018 ele ganhou os holofotes novamente, dessa vez, ao fazer uma campanha aberta ao candidato do Partido Social Liberal (PSL) – Jair Bolsonaro, que foi eleito como presidente do Brasil em outubro de 2018.

No ano em que tudo isso aconteceu, o empresário apareceu diversas vezes e causou muita polêmica, isso porque apareceu em um vídeo em que incentivava todos os seus funcionários a votarem em Bolsonaro.

No vídeo, Luciano dava a entender que a empresa seria obrigada a demitir funcionários, caso os mesmos não votassem no candidato. O vídeo circulou todo o país e foi alvo de diversas críticas negativas.

Atualmente, Luciano Hang tem 57 anos, é pai de dois filhos e casado. Sendo um dos maiores empresários da atualidade.

Luciano Hang Na lista da Forbes

O empresário também entrou na lista da Forbes de 2019, como uma das pessoas mais ricas do mundo. De acordo com a revista, a fortuna do dono da Havan está estimada em US$ 2,2 bilhões.

O montante o coloca na 1057ª posição do ranking dos mais “cheios da grana” do mundo.

Portanto, neste artigo você pode conferir um pouco mais sobre a história do Dono Da Havan. Sua trajetória é marcada por muita ousadia, competência e também algumas polêmicas.

O Segredo Das Pessoas Mais Bem Sucedidas

Um elemento em comum está presente na história de grandes empreendedores e pessoas de sucesso: os livros.

Através deles você pode se autodesenvolver, aprender novas habilidades e, claro, ganhar mais dinheiro.

E o que você acha de ter acesso aos livros lidos pelos homens mais bem sucedidos do mundo?

É isso que o Instalivros pode te proporcionar.

Essa plataforma reúne mais de 600 títulos bestseller. Lá você encontra resumos completos sobre os melhores livros sobre negócios, vendas, marketing, persuasão e produtividade.

Você pode ler ou ouvir em qualquer lugar, usando o seu celular.

Clique no botão abaixo e saiba mais.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário