Jorge Paulo Lemann Empresas, Fortuna, e Sua História Completa!

Jorge Paulo Lemann

Olá, tudo bem? Se você quer saber mais sobre a história do empreendedor brasileiro Jorge Paulo Lemann este é o lugar certo.

Aqui você vai conhecer em detalhes a história do empresário, suas empresas, sua fortuna e outras informações bem curiosas sobre ele.

A História De Jorge Paulo Lemann

Jorge Paulo Lemann nasceu no rio de janeiro, em 1939. Seu pai era um suíço que veio para Brasil, e montou uma empresa de latinhas.

Desde pequeno Jorge sempre teve contato com o empreendedorismo através de seu pai, na empresa da família.

Seu pai morreu em um acidente de ônibus, em 1953, quando Jorge tinha apenas 14 anos.

Jorge Paulo Lemann Tênis

Jorge Paulo Lemann Tênis

Jorge Paulo Lemann também  sempre teve um  contato muito próximo com o esporte.  Ele sempre gostou de jogar tênis e chegou a ser um jogador profissional, mas desistiu quando viu que não seria um dos melhores do mundo.

Jorge Paulo Lemann ganhou o campeonato de tênis brasileiro por cinco vezes. Por ter dupla cidadania ele jogou pela Suíça e pelo Brasil.

Ele chegou a jogar até em Wimbledon, que é um dos maiores campeonatos de tênis do mundo

A Formação Em Harvard

Jorge Paulo era um jovem de classe média alta carioca e, desde muito cedo, apresentou uma personalidade rebelde, mas que recebia muita disciplina de sua mãe.

Em 1971, ele se formou em economia pela universidade de Harvard.

O empresário conta que não gostou muito da sua experiência em uma das melhores universidades do mundo.

“Meu primeiro ano em Harvard foi horrível eu tinha apenas 17 anos e sentia muita falta da praia e do sol. Boston era muito fria”.

Depois de estourar alguns fogos de artifício no campus da universidade, no final do primeiro semestre, Jorge Paulo Lemann recebeu uma carta da faculdade que aconselhava o jovem a ficar mais um ano no brasil para ganhar um pouco mais de maturidade.

Ele discordou e resolveu voltar para a faculdade no próximo semestre para, posteriormente, concluir sua graduação.

Jorge Paulo Lemann Filhos

Jorge Paulo Lemann se casou duas vezes, e teve seis filhos no total. Curiosamente, ele possui um regra bem peculiar com relação aos seus filhos: nenhum deles pode trabalhar nas empresas que ele investe.

Essa é uma forma de evitar corporativismo e deixar bem claro para seus colaboradores o quanto ele leva a meritocracia a sério.

Continuando Sua História…

Em 1961 e 62 Lemann trabalhou com o treinador no banco Credit Suisse em Genebra. Anos depois, após trabalhar em algumas empresas na Suíça do ramo financeiro, ele voltou ao Brasil e decidiu adquirir a corretora Garantia.

Mesmo em um período de alta recessão econômica, Jorge Paulo Lemann levou sua corretora a um patamar altíssimo.

Desde o seu primeiro negócio, ele desenvolveu a cultura da meritocracia. Foi assim que ele encontrou dois jovens ambiciosos e muito talentosos: Beto Sucupira e Marcel Telles.

Os dois viriam a se tornar grandes sócios e parceiros de Lemann e hoje também estão na lista de pessoas mais ricas do país.

As Aquisições De Jorge Paulo Lemann

Em 1982, ele decidiu expandir os negócios e comprar a rede varejista Lojas Americanas. A empresa estava a beira da falência, mas os empresários viram que a empresa tinha muitos ativos e imóveis que poderiam ser vendidos.

O empresário colocou em prática a política de corte de custos e, assim, as Lojas Americanas voltaram a crescer e se espalhar por todo o Brasil.

Em 1989, Jorge Paulo Lemann resolve entrar em outro setor: o das cervejarias. O empresário adquiriu a Brahma e, alguns anos depois, a Antartica.

Nascia assim a Ambev.

Em 1998 Lemann vendeu seu primeiro negócio, o Banco Garantia, por aproximadamente 635 milhões de dólares.

Embolsando esse enorme capital o time de Lemann começou a investir em mais empresas.

Em 2004, ele fundou a 3G Capital sediada em Nova York e no Rio De Janeiro. Alguns anos depois, a Ambev anunciou a compra da empresa centenária americana que controlava a marca Budweiser.

O caso foi tão polêmico que até o presidente Obama teve que fazer uma coletiva de imprensa, pois a população americana ficou assustada quando os jornais começaram a dizer que um grupo de empresários brasileiros estavam comprando uma empresa 100% americana e que era símbolo do país.

Com essa fusão nasceu a Ab Inbev a maior cervejaria do mundo.

Em 2015, o grupo 3G Capital anunciou mais uma aquisição bombástica ao adquirir a rede de fast food Burger King por cerca de 3 bilhões de dólares.

Jorge Paulo Lemann Fortuna:

Durante muito tempo ele foi considerado o homem  mais rico do país. Em 2020, porém, ele foi desbancado por Joseph Safra.

A fortuna de Lemann está estimada em 91 bilhões de reais, de acordo com a Revista Forbes.

 

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


17 − four =

Seja o primeiro a comentar!