Joseph Safra: Saiba Tudo Sobre o Homem Mais Rico Do Brasil

Joseph Safra

Recentemente a lista de bilionários da revista forbes trouxe uma grande surpresa:  a presença de Joseph Safra ocupando o primeiro lugar na lista das pessoas mais ricas do brasil.

O banqueiro libanês, naturalizado brasileiro, é proprietário do Banco Safra e de alguns outros negócios voltados para universo bancário e de investimentos.

Neste artigo, vamos falar sobre sua trajetória, curiosidades da sua vida, e também falar sobre sua fortuna e seu estilo de vida.

A História De Joseph Safra e Sua Família

Joseph Safra nasceu em 1938 no Líbano.

A tradição empreendedora e bancária é de família. Seu pai já possuía um banco em Beirute, por exemplo.

Aliás, de acordo com pesquisas, os Safras começaram no ramo financeiro ainda no império otomano onde comandaram um banco de confiança do governo que acabou sendo transferido para Beirute.

Portanto, a família Safra, formada por judeus originários da síria, tem longa tradição em atividades financeiras.

Após a segunda guerra mundial, a família de Joseph desembarca no Brasil. No entanto, Joseph Safra chega ao país somente em 1960 — quando tinha 24 anos de idade.

Apesar de hoje ser o homem mais rico do Brasil, Joseph durante muito tempo não foi o integrante da família que tinha mais destaque.

Esse cargo era ocupado por Edmond Safra. 

A História De Edomound Safra

Edmound, junto com seu pai, fundaram a primeira instituição da família no Brasil, em 1955. Assim, nascia o Banco Safra.

Em 1956, Edmond Safra foi para Genebra para abrir um banco privado, o Trade Development Bank. Depois disso, ele estendeu seu império financeiro para satisfazer seus clientes ricos de todo o mundo.

Assim, nasceu o Republic National Bank de Nova York em 1966 e, mais tarde, o Republic National Bank de Nova York (Suisse) em Genebra.

O Republic National Bank Of New York que chegou a figurar entre os 15 maiores bancos dos estados unidos

Em 1999, pouco tempo depois de vender o Repúblic ao HSBC, ele morreu vítima de um incêndio na cobertura onde morava em Mônaco. O incêndio teria sido criminoso e provocado por sua enfermeira— que assumiu o crime perante as autoridades.

A família Safra desde cedo surpreendeu o mercado financeiro nacional. Quando eles desembarcam no Brasil o sistema financeiro brasileiro ainda era rudimentar tanto ponto de vista das práticas quanto das normas.

Voltando a falar do tema do nosso artigo, Joseph Safra sempre demonstrou enorme capacidade de enxergar além do comum.

Um dos exemplos mais marcantes foi ano de 1988. Ao perceber que o mês de maio teria dois feriados e cinco finais de semana, Joseph notou que os rendimentos da poupança seriam superiores aos das demais aplicações. Por causa disso, ele depositou uma pequena fortuna em cadernetas da caixa econômica federal; na operação ele obteve um lucro espetacular

Criação De Novo Banco e Disputas Internas:

Em 2004, Joseph Safra criou o banco J. Safra, uma empresa que ele entregou a gestão aos próprios filhos. 

A instituição passou a concorrer diretamente com o próprio Banco Safra e acabou angariando tradicionais clientes do banco; o banqueiro passou a perder em uma mão o safra para ganhar na outra.

A razão para a criação do novo banco foi a rivalidade com seu próprio irmão(Moises Safra), que durante muitos anos se recusou a vender sua participação na sociedade.

O movimento (da criação do Banco J. Safra) obrigou seu irmão a vender sua parte do Banco Safra a Joseph por aproximadamente 2 bilhões de dólares.

Diversificação De Negócios

Ao longo dos anos Joseph Safra diversificou seus negócios em diversos campos. Um dos negócios de maior destaque foi a Aracruz celulose s/a da qual ele foi sócio entre 1988 e 2009, quando a empresa foi vendida para o grupo Votorantim.

Em 1988, quando se tornou sócio da empresa, ele aportou 35, 5 milhões de dólares; em 2009 quando passou sua fatia ao grupo Votorantim ele embolsou 570 milhões de dólares

Em 2012 Joseph Safra adquiriu o bancos suíço Sarasin. No mesmo ano ele deixou a gestão do banco safra que passou a ser comandado por seus filhos.

Desde então, Joseph Safra passou a se dedicar ao recém adquirido banco suíço.

Joseph Safra também possui operações no Safra National Bank of New York e propriedades imobiliárias nos Estados Unidos. Atualmente, o J. Safra Group administra uma carteira de 200 bilhões de dólares, e tem representantes no Brasil, Estados Unidos, Europa, Oriente Médio e Ásia

Joseph Safra Fortuna:

O patrimônio de joseph safra de acordo com o ranking da forbes de 2019 é estimado em 24.3 milhões de dólares quantia suficiente para classificá-lo como o brasileiro mais rico do mundo. 

O posto, anteriormente, era ocupado por Jorge Paulo Lemann.

Joseph Safra Filhos:

Joseph Safra e Esposa

Joseph Safra é casado com Vicky Safra e possui quatro filhos: Esther, David, Jacob, e Alberto.

Joseph Safra Curiosidades

Apesar do poder econômico Joseph Safra afirmou gostar de viver uma vida simples e reservada; longe da imprensa e da exposição geral.

Por isso, é raro encontrar entrevistas ou aparições públicas do empresário.

Um dos poucos locais em que é possível ver o empresário de forma recorrente são os jogos do Corinthians. Safra costuma assistir aos jogos na presença dos filhos, sempre escoltado com forte esquema de segurança.

Joseph Safra tem paixão por livros raros e é um dos maiores colecionadores de obras do país.

O Segredo Das Pessoas Mais Bem Sucedidas

Um elemento em comum está presente na história de grandes empreendedores e pessoas de sucesso: os livros.

Através deles você pode se autodesenvolver, aprender novas habilidades e, claro, ganhar mais dinheiro.

E o que você acha de ter acesso a todos os livros lidos pelos homens (e mulheres) mais bem sucedidos do mundo?

É isso que o Kindle Unlimited pode te proporcionar.

Essa plataforma da Amazon reúne mais de 1 milhão de ebooks para você ler a vontade.

Lá você encontra os melhores livros sobre negócios, vendas, marketing, persuasão e produtividade.

Você pode ler em qualquer lugar, usando o seu celular, através do aplicativo kindle.

E o mais interessante é que você pode testar a plataforma por 30 dias de forma completamente gratuita. 

Para iniciar seu teste grátis, ou ver mais informações, você só precisa apertar no botão.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


1 × 4 =

1 Comentário