O que é EdgeRank?

Saber como usar o EdgeRank se tornou uma das coisas mais importantes para quem busca vender online utilizando o Facebook.

Isso porque ele é uma ferramenta utilizada para medir a interação do público e se estão gostando do conteúdo ou não.

Sendo assim, é um fator determinante para o sucesso de um negócio digital ou de qualquer empresa que utilize redes sociais.

Uma vez que, sabendo do que o seu público alvo gosta, você consegue oferecer melhores produtos e interagir mais com seus clientes. E, então, efetuar mais vendas.

Então, você sabe como usar o EdgeRank e como ele funciona? Com o intuito de te ajudar a entender melhor essa ferramenta criamos esse artigo explicando como esse algoritmo funciona. Confira!

O Que É o EdgeRank?

O EdgeRank é uma ferramenta que tem como função medir a interação do público com uma página. Ele é o algoritmo utilizado pelo Facebook para medir a relevância do conteúdo da página.

Mas o que é um algoritmo? Algoritmos são programas que colhem e armazém informações. E a partir disso te indicam conteúdos,  produtos, etc.

Você já assistiu a um vídeo no YouTube só uma vez, e quando foi ver a sua página inicial, tinha várias sugestões de vídeos daquele assunto? Então isso é graças ao algoritmo do YouTube.

O mesmo acontece com o Facebook, quando curte uma publicação de alguma pagina, você não para mais de receber notificações dela.

No entanto, caso você não interaja mais com aquele conteúdo, não receberá mais notificações informando das novas postagens. E tudo isso acontece por conta do EdgeRank.

Como o EdgeRank Funciona?

O Facebook tem como objetivo promover a melhor experiência possível aos usuários. Sendo assim, com a ajuda do EdgeRank, ele seleciona as publicações mais relevantes para cada usuário.

E, para fazer a seleção das publicações mais relevantes para cada pessoa, o algoritmo utiliza alguns parâmetros de avaliação. São eles:

Afinidade

Cada forma de interação com a página ou usuário tem um peso que é analisado pelo EdgeRank. Quando você curte uma postagem tem um peso, e quando faz um comentário tem um peso maior, por exemplo.

Isso mostra que você gostou do conteúdo e que ele é relevante.

Sendo assim, o algoritmo avalia o peso dessas interações e define se você tem mais afinidade com aquele tema ou não.

O Facebook entende que se você curtiu uma publicação, mas não comentou, ela não é tão relevante. Já se curtiu, comentou e compartilhou, ela tem uma grande relevância para você.

E, por isso, ele vai entregar cada vez mais publicações daquela página ou usuário.

É importante entender esse conceito porque assim conseguimos avaliar se o público alvo está gostando dos conteúdos postados. E, além disso, podemos criar posts com o intuito de gerar mais interações e usar o edgerank a nosso favor.

Relevância

Depois de analisar o nível de afinidade do público com as postagens, o EdgeRank avalia a relevância das postagens.

Isto é, se uma publicação tem muitas curtidas e comentários, o EdgeRank entende que as publicações são relevantes para outros usuários com perfis semelhantes.

Para ajudar a aumentar a relevância de seus posts é importante se atentar a um detalhe do Facebook. Um post que leve o usuário a outro site ou rede social tende a ter menos relevância.

Isso porque o objetivo do Facebook é que as pessoas ficam o maior tempo possível dentro da rede social.

Pense da seguinte forma, o Facebook quer prender a atenção dos usuários o máximo possível. E quando você faz uma postagem com um link externo, o EdgeRank avalia essa publicação como não tão relevante.

Portanto, sempre que for postar um vídeo ou conteúdo de outro site, coloque-o na íntegra, sem links. Porque assim o EdgeRank vai entender sua postagem como relevante.

Tempo

O tempo é um dos principais parâmetros analisados pelo EdgeRank. Uma postagem recente terá muito mais destaque do que uma mais antiga.

Além disso, também é preciso ser atento aos horários das publicações.

Você precisa estudar o seu público alvo para descobrir em qual horário ele frequenta o Facebook. Por exemplo, caso tenha uma pizzaria, fazer anúncios em horários entre 6h e 10h da manhã, pode ser inútil.

Sendo assim, anunciar em horários como 17h e 18h, talvez seja mais eficaz. Uma vez que esse é o horário que as pessoas saem do trabalho e checam as redes sociais.

Principais Vantagens De Usar o EdgeRank

O uso do EdgeRank oferece vários benefícios para qualquer tipo de negócio. Entre eles estão:

Credibilidade

Entregando um conteúdo relevante, que agregue valor ao seu produto e com a ajuda do EdgeRank, você consegue criar uma autoridade no setor em que atua.

Isso porque seus posts terão maior prova social por causa dos comentários e compartilhamentos.

Recorrência

Utilizando o EdgeRank a seu favor e oferecendo um bom atendimento, é comum que o mesmo cliente compre de você várias vezes. E indique-o aos amigos também, criando assim uma recorrência.

Outro fator que contribui para isso, é que com postagens relevantes, o EdgeRank  entrega suas publicações a mais pessoas. Ou seja, você tem mais alcance em todas as suas publicações.

Maior lucratividade

Entregando seus conteúdos a mais gente, você consegue efetuar mais vendas, tendo uma maior lucratividade. E, com isso, consegue reinvestir o capital em novas campanhas.

E, então, tornar os anúncios escaláveis, alcançado cada vez mais pessoas.

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