Profissional Social Media: Quem É? O Que Faz? Quanto Ganha?

Profissional Social Media

Você sabe o que é um profissional social média? E qual a importância dele nessa era digital? Se você não sabe responder, é melhor ler tudo que temos para te falar sobre esse profissional.

Até porque vamos te mostrar quais as atribuições desse cargo, seus ganhos e até como se tornar um social media.

Confira tudo isso neste super post!

Quem É o Profissional Social Media?

O profissional de social media é responsável pela ativação das mídias sociais para as pessoas públicas, empresas ou até mesmo alguns projetos sociais.

Ele quem planeja e cria conteúdo para serem compartilhados nas suas redes sociais.

É ele também, que dentro destas plataformas interage com outros usuários, analisando os resultados e fazendo tudo acontecer dentro do segmento.

O Que Faz Um Profissional Social Media?

Muitas pessoas acreditam que o profissional social média é apenas alguém que fica nas redes sociais o dia inteiro; e é responsável por publicar um post aqui e outro ali.

Só que a função desse profissional é muito mais do que isso. Veja a seguir, em detalhes, o que faz um social media.

Cronograma De Postagens

Ele quem cria o cronograma de postagens e também mantém um cronograma sempre atualizado de uma melhor forma para atender as necessidades pontuais dos seus clientes.

Assim, é possível planejar os conteúdos a serem compartilhados e ainda antecipar determinadas ações.

Produção De Conteúdo

Quando se fala em produzir conteúdo, estamos nos referindo a produção de conteúdo institucional ou promocional para um cliente.

É um trabalho que requer muita criatividade e um conhecimento técnico sobre design e formatos disponíveis para que engaje os usuários.

Além disso, o profissional social media adapta os conteúdos, para cada rede social, para que seja ainda melhor recebido pelos consumidores.

Distribuição De Conteúdo Nas Redes Sociais

Após produzir conteúdo, ele vai fazer a distribuição nas redes sociais do cliente, baseados em métricas, analisando horários de pico, público-alvo e outros fatores.

É preciso ter em mente, que os conteúdos não podem ser iguais. Por exemplo, no facebook a empresa vai trabalhar com anúncios para aumentar o alcance; no LinkedIn ele vai atrair e reter alguns talentos.

Em contra partida, a primeira serve para dar visibilidade e promove engajamento; a segunda é totalmente empresarial.

E é o profissional social media que irá fazer essa distribuição de forma adequada, sempre buscando uma linguagem adequada a cada rede.

Produzir Relatórios

O profissional de social media é quem faz o relatórios do desempenho, baseado no trabalho de monitoramento das métricas da rede.

É claro que, quanto melhores forem os números levantados pelo social media, mais satisfeito ficará o cliente.  

Mas é imprescindível não “maquiar” esses dados. Afinal, assim como podem refletir o sucesso do trabalho realizado, também ajudam a identificar a necessidade de melhorias.

Relatórios Qualitativos

O profissional de social média é movido por números para gerar resultados. Então, ele geralmente estabelece um período regular para analisar dados e montar o relatório. Na maioria das vezes esse relatório é realizado no início de cada mês.

Esses documentos são expostos para várias métricas importantes, como: curtidas, engajamento, comentários, alcance, e também mensagens.

Manter Uma Relação Com o Público

Atualmente os canais de mídia sociais são vistos como uma das principais plataformas de atendimento.

Quando não existe um devido investimento necessário, tenha certeza de que a primeira onda de reclamações sobre uma marca pode se transformar em um completo caos para o seu negócio.

Sendo assim, a função desse profissional, garante que o público de uma empresa, famoso ou qualquer outro segmento seja atendido e se sinta próximo, garantindo interação, presença e proximidade.

É importante lembrar que, quando um cliente se sente “abandonado” pela marca que segue nas redes sociais, ele acaba se afastando.

Por isso, é importante manter um profissional por perto para gerenciar essas demandas e garantir bons resultados.

Quanto Ganha Um Social Media?

A faixa salarial de um profissional social média vai variar entre 1500 a 4.000 Reais.

Claro que tudo depende de quanto trabalho cada profissional consegue assumir, mantendo a qualidade. Além disso, cada região do Brasil vai ter uma média salarial diferente.

Uma grande oportunidade também são os estágios oferecidos no valor de R$1000 inicialmente. Já os salários para os profissionais de nível sênior podem chegar até R$7000.

Essa é uma grande área para se atuar e desenvolver um belo trabalho com uma ótima remuneração.

Como Se Tornar Um Social Media?

Ainda que a área da comunicação seja tradicionalmente muito mais ampla do que as outras atuações é muito importante você ter se formado em cursos como jornalismo, publicidade e propaganda, relações públicas ou mesmo marketing.

Essa formação proporciona capacitação para você desenvolver a suas estratégias com qualidade.

Além de preparar um profissional para questões importantes como uma gestão de crises, um relacionamento com público e todas as coisas que são afazeres do profissional de social mídia como te mostramos aqui.

Mas é importante você saber que, se você não possui essas formações, mas gosta da área de social media, você pode entrar pra o mercado e fazer cursos livres específicos para essa área. No entanto, para conseguir os melhores cargos se faz necessário uma formação na área de comunicação.

Você percebeu que, não é nada simples o trabalho de um profissional social media, pois inclui muitas tarefas e elas precisam ser feitas com qualidade e resultado satisfatório. Por isso, é muito importante você estar qualificado.

Essa é uma área que possui um extenso leque para você trabalhar e desempenhar um papel muito importante em uma empresa, pois o sucesso da mesma depende muito do seu trabalho e do alcance dele.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


16 − ten =

Seja o primeiro a comentar!