Quantos Brasileiros Usam Redes Sociais? Dados Atualizados!

Quantos Brasileiros Usam Redes Sociais?

Você sabe quantos brasileiros usam as redes sociais? Descubra agora e veja ainda um pouco mais sobre cada uma delas e suas funcionalidades.

Com a ascensão do universo online, muito se pergunta sobre quantos brasileiros usam redes sociais.

Esse é um número que cresce de maneira exponencial, e em um período de tempo surpreendente.

Vale dizer que as plataformas utilizadas são das mais distintas. Essa diversificação é a grande responsável por se ter cada vez mais pessoas fazendo parte do grupo de usuários.

Esse post vai te deixar por dentro de quantos brasileiros usam redes sociais. Acompanhe ainda, o impacto que cada uma delas têm na vida das pessoas. Vamos lá.

Quantos Brasileiros Usam Redes Sociais?

É muito simples ter uma breve noção do impacto das redes na vida dos seus usuários. O Brasil, de toda a América Latina, é o país mais conectado que existe.

Uma pesquisa mostra que aproximadamente 140 milhões de pessoas usam as redes sociais no país. Isso equivale a praticamente 66% da população brasileira.

No entanto, a pergunta referente a quantos brasileiros usam rede sociais nunca será exata. Isso porque, a cada dia, novos usuários acessam pela primeira vez uma plataforma digital.

Além disso, esse alto número de usuários é distribuído em uma diversidade de plataformas. Cada uma delas tem uma funcionalidade e um esquema de atração diferente. 

Conheça logo abaixo as 10 redes sociais mais usadas e como cada uma delas se comporta.

1- YouTube

Diferente do que muitos acreditam, o Facebook não é a plataforma mais utilizada pelo povo brasileiro.

O YouTube ocupou essa posição ainda no ano de 2019. 95% dos internautas fazem parte do grupo de usuários dessa rede.

Ela se caracteriza por oferecer uma diversidade de conteúdos praticamente infinita, em forma de vídeo. É possível encontrar de tudo nela; desde tutoriais de tecnologia a reviews de livros.

A combinação desses fatores é o grande responsável por essa porcentagem tão alta.  Aliás, a tendência é que esse número cresça ainda mais. Um dos motivos para isso é a melhora na conexão de internet dos brasileiros que permite o carregamento de vídeos rapidamente.

2- Facebook

Mesmo perdendo sua primeira colocação no Brasil, ele fica logo atrás do YouTube. No mundo, ele ainda mantém esse pódio, tendo cerca de 2,2 bilhões de contas cadastradas.

Desse número, 130 milhões são contas de brasileiros. Isso torna o país o terceiro maior usuário do mundo. Existem uma série de fatores que contribuem para essa posição de privilégio.

O primeiro deles é a versatilidade que essa rede disponibiliza. Ela pode ser utilizada para alavancar negócios, para estreitar relacionamentos, e também, como fonte de informação.

3- WhatsApp

Praticamente todo mundo que possui um smartphone tem o WhatsApp instalado, certo? Isso faz dela a rede de mensagens mais popular que existe.

Cerca de 89% dos internautas estão cadastrados nessa plataforma. Isso se deve a praticidade e também, ao fato de que algumas operadoras permitem seu uso ilimitado.

No entanto, ela tem sido alvo de muitas críticas, tendo em vista a onda de fake News. Mesmo assim, isso não fez com que as pessoas abandonassem essa rede social.

4- Quantos Brasileiros Usam o Instagram?

O Instagram é uma das primeiras plataformas completamente desenvolvidas no formato mobile. Apesar de hoje ser possível ter acesso no computador, essa característica permanece.

Assim, é impossível se perguntar quantos brasileiros usam redes sociais, sem mencionar o Instagram.

Ele passou por uma série de mudanças que foram agregando cada vez mais usuários. As mudanças aconteceram, principalmente, após o Facebook ter adquirido o Instagram.

Dessa forma hoje se tem não só a possibilidade de publicar fotos, mas também, vídeos, IGTV e stories. Atualmente, 72 milhões de brasileiros possuem contas ativas nessa plataforma.

Uma das coisas que mais contribui com esse número, é o objetivo com o qual as pessoas usam o Instagram. Hoje, ele serve para além do entretenimento, ajudando na divulgação e venda de produtos.

5- Quantos Brasileiros Usam Redes Sociais: Twitter

Apesar da sua fase gloriosa ter passado (lá por 2009), ele ainda é muito usado entre os brasileiros.

Atualmente, ele exerce a função de tela dupla. Isso significa que as pessoas o usam para comentar assuntos de outras redes ou programas de Tv.

Assim, o Brasil, Japão e Estados Unidos disputam os primeiros lugares entre os usuários mais dedicados. Aproximadamente 40 milhões de pessoas no território nacional são adeptas do Twitter.

Portanto, mesmo com as mudanças e decaídas dessa rede ao longo do tempo, ela não perdeu seu valor. Ela ainda é uma das principais ferramentas de comunicação da internet.

6- LinkedIn

Essa é uma das plataformas mais famosas quando o assunto é buscar oportunidades profissionais. O LinkedIn possui a capacidade de promover conexões entre trabalhadores de inúmeras áreas distintas.

Assim, ele funciona como uma espécie de currículo virtual. Isso faz com que cada vez mais pessoas busquem o mesmo como forma de conseguir emprego.

Dessa forma, ao se ter em mente quantos brasileiros usam redes sociais, é fundamental que ela seja considerada.

Segundo dados atualizados de 2020, até o fim do mesmo ano, 40 milhões de usuários nacionais terão contas ativas.

7- Quantos Brasileiros Usam Redes Sociais: Pinterest

Literalmente um gerador de ideias. É isso que essa plataforma representa.

Aqui, você pode obter modelos para absolutamente qualquer coisa. Desde tatuagens até móveis de decoração minimalista.

De acordo com o jornal Estadão, essa rede consegui triplicar seu número de usuários nos últimos três anos. Hoje, ela conta com 38 milhões de brasileiros cadastrados.

Assim, esse colecionador de referências é uma das plataformas com mais possibilidades de crescimento. A diversidade de dados que ela possui atrai cada vez mais pessoas do mundo todo, principalmente do Brasil.

8- Skype

Essa versão mais moderna do MSN Messenger ainda é bastante utilizada. Ela basicamente permite que sejam realizadas chamadas de vídeo e voz e o envio de mensagens e arquivos.

No entanto, hoje ela não é tão popular como qualquer uma das outras citadas acima. Mesmo assim, seu número de usuários ainda surpreende. Só no Brasil, aproximadamente 18 milhões de pessoas tem contas ativas no Skype.

Porém, esse número não tende a crescer de maneira exponencial como o Instagram, por exemplo. Quem sabe alguma atualização não muda essa perspectiva?

Quanto Tempo Os Brasileiros Passam Nas Redes Sociais?

Com tudo que foi apresentado aqui, já se espera que esse valor seja bem alto.

Pois bem, uma pesquisa recente da Hoopsuite e da We Are Social, confirmou essas expectativas.

De acordo com ela, o brasileiro fica online cerca de 9 horas e 20 minutos diariamente. Isso significa 145 dias no ano.

Impressionante, certo? O Brasil só perde para as Filipinas nesse ranking.

Por fim, agora você sabe quantos brasileiros usam redes sociais. Lembre-se, esse número sempre irá oscilar, tendo em vista que a cada dia que passa mais pessoas se tornam usuárias.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


2 × three =

1 Comentário