Quem É Rubens Menin: História, Fortuna, Empresas e Muito Mais!

Rubens Menin

Neste artigo você poderá conhecer a fundo quem é o empresário Rubens Menin.

Aqui será possível entender como foi que ele começou, quais são suas principais conquistas, empresas e até curiosidades sobre seu patrimônio.

Quem É Rubens Menin?

Rubens Menin é um dos empresários mais comentados do Brasil. Recentemente o bilionário ficou conhecido como o mecenas do Atlético Mineiro, devido aos investimentos que ele está realizando no clube.

O empresário é descrito como um bilionário oculto e, até por isso, se desperta muita curiosidade sobre o seu nome.

Seu maior empreendimento é a construtora MRV que domina um segmento de mercado popular. Além disso, ele é fundador de outros negócios famosos e lucrativos.

Vamos conhecer melhor a historia dele?

A História De Rubens Menin:

Rubens Menin nasceu em uma família de classe média e cursou engenharia na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Segundo ele, o trabalho sempre esteve presente em sua vida desde cedo.

Em entrevistas ele compartilhou que chegou a trabalhar como engraxate e lavador de carros dos vizinhos para ganhar seus primeiros reais.

Ainda na infância ele já aprendeu a importância de economizar, e foi se preparando para um dia ter sua própria empresa de engenharia.

O Início Da MRV:

MRV Engenharia - De Rubens Meni

Após se formar, aos 22 anos, Rubens Menin se juntou a um primo e sua antiga chefe para criar uma construtora.

Isso em 1979.

A ideia era aproveitar um lote na zona norte de Belo Horizonte e construir três prédios destinados a família de classe média baixa.

Desta união surgiu a famosa construtora MRV.

O objetivo da empresa era atender aquelas famílias de baixa renda que queiram ter sua casa própria, mas não encontravam imóveis com valores acessíveis.

Ao contrário do mercado, a MRV buscava a criatividade e eficiência para erguer as unidades habitacionais com qualidade.

Na prática, isso significava ter que trabalhar com uma margem de lucro muito menor por unidade.

No entanto, a empresa ganhava na quantidade, pois suas unidades habitacionais comportavam um número muito grande de apartamentos.

As Dificuldades Pelo Caminho:

Apesar dos números serem interessantes, e promissores, os primeiros anos não foram fáceis. Além das dificuldades típicas de qualquer empresa, a MRV começou em um momento de crise no Brasil.

Isso sem contar que as primeiras unidades só foram entregues em 1982 — 3 anos após o início da construção.

Apesar disso, Rubens Menin tentava se destacar e sobreviver construindo seus imóveis e consolidando a filosofia de valorizar cada centavo.

Nos anos seguintes a situação não foi muito diferente.

A empresa alternava entre momentos de crescimento e de remanejamento de recursos para continuar no mercado.

Nestes altos e baixos, a MRV de Rubens Menin teve que enfrentar o Plano Collor onde a falta de liquidez no mercado acabou impactando negativamente o ramo imobiliário.

Aos poucos, a empresa aprendeu a usar os momentos de dificuldade para encontrar caminhos mais produtivos e eficientes continuar crescendo.

A Grande Expansão:

A grande expansão da MRV se deu após a criação do plano real que deu estabilidade a economia.

Rubens Menin passou a correr mais riscos, e investir ainda mais na criação de condomínios e unidades habitacionais em bairros que acendiam na região metropolitana de Belo Horizonte.

Nesse período a empresa ganhou bastante destaque no cenário de negócios de Minas Gerais, e passou também a realizar ações de patrocínio e fomento a atividades sociais como o esporte.

Rubens Menin e a Criação Do Banco Inter:

Banco Inter

Rubens Menin, ainda na década de 90, decidiu abrir uma instituição financeira que anos depois se tornaria o Banco Intermedium, o famoso Banco inter.

Fundado em 1994 o banco foi criado para oferecer crédito para clientes da MRV que não conseguiam um financiamento imobiliário em instituições bancárias tradicionais.

O banco cresceu, mudou de nome, e se tornou um dos bancos digitais mais populares do país.

Enquanto diversificava seus negócios, Rubens Menin também se tornou o principal nome da MRV após Mário Lúcio Pinheiro deixar a empresa e se aposentar.

Ao longo do tempo, a empresa acabou expandindo ainda mais seus horizontes.

Primeiro, a MRV passou a construir no triângulo mineiro, em especial em Uberaba e Uberlândia. E, depois, também investiu em cidades do Rio De Janeiro e São Paulo.

Essa expansão marcou bastante a década de 2000 e fez com que a empresa se tornasse nacional.

A Abertura De Capital Na Bolsa

Em 2007 as ações da MRV passaram a ser negociadas na bolsa de valores brasileira.

Essa abertura de capital fez com que a empresa acabasse ganhando bastante caixa e pudesse investir em cada vez mais estados.

A MRV também apostou em habitações para toda a classe média aproveitando o momento de prosperidade da economia brasileira.

Outro ponto fundamental para que a empresa de Rubens Menin pudesse decolar foi o programa governamental Minha Casa Minha Vida.

Através dele o governo fomentou o mercado imobiliário nacional concedendo o financiamento imobiliário subsidiado para milhares de famílias brasileiras.

O programa permitiu que uma grande parcela da população tivesse acesso a casa própria, mas em contrapartida gerou um aumento do preço médio dos imóveis no país.

Neste contexto, a MRV conseguiu simultaneamente ampliar suas vendas e suas margens de lucro e teve um grande salto de crescimento

Rubens Menin e As Soluções Para Crises

A MRV, empresa fundada por Rubens Menin e outros sócios, não nasceu ontem. E para perdurar por tanto tempo foi necessário enfrentar várias crises.

Em uma das mais recentes, que começou lá em 2015, a empresa apostou na modernização e na criatividade para continuar crescendo — além de cortar custos desnecessários.

Com todos estes elementos a MRV Engenharia se tornou a maior incorporadora da América Latina investindo em inovação, tecnologia, e fomentando a criatividade.

Novas Empresas e Negócios

Rubens Menin se destacou como um grande empreendedor não só por causa da MRV, mas também por outros negócios como o Banco Inter, e Log, que é uma empresa de locação de galpões comerciais.

Todas as empresas são de grande sucesso e possuem capital aberto na bolsa de valores brasileira.

Rubens Menin já não atua mais como CEO de suas empresas, mas permanece como presidente do conselho.

E é também o maior acionista individual de todas elas.

Os Novos Passos De Rubens Menin:

Rubens Menin foi eleito empreendedor do ano de 2018 em eleição mundial realizada pela conceituada consultoria global.

Aos 64 anos ele continua ativo criando e desenvolvendo novas empresas. 

Ele vem ampliando os horizontes, e agora de maneira internacional, com a construção de empreendimentos nos Estados Unidos.

Rubens Menin ganhou bastante notoriedade por ser o principal responsável por trazer para o Brasil a tradicional empresa de comunicações CNN.

Ele inicialmente era dono de 65% da operação do canal CNN Brasil, mas, recentemente, comprou a participação do seu sócio e passou a ter 100% do negócio.

Outro negócio ligado a comunicação que foi adquirido por Menin foi a Radio Itatiaia — maior emissora de rádio de Minas Gerais.

Além disso, o empresário virou assunto dos amantes de futebol por ter se tornado o novo mecenas do Clube Atlético Mineiro.

Rubens Menin patrocina o Atlético há quase duas décadas através da MRV Engenharia e também já ajudou o clube financeiramente em diversas oportunidades como pessoa física.

Ele, por exemplo, doou ao clube um terreno em Belo Horizonte onde está sendo construído o futuro estádio do galo.

O estádio deve oferecer um espaço multiuso para shows e eventos e tem capacidade prevista para 40 mil pessoas.

Sua inauguração está programada para 2022.

A própria MRV comprou os direitos do nome do estádio que se chamará Arena MRV

Rubens Menin Fortuna

Se tem algo que gera muita curiosidade é a fortuna de Rubens Menin. E chegou o momento de falar sobre ela.

Estamos falando de um bilionário oculto e seu patrimônio pode ser bem maior do que se estima

Segundo a Bloomeragn a fortuna do bilionário é de 1.6 milhão de dólares.

Em uma mais recente publicação da revista Forbes, em 2021, a fortuna de Rubens Menin foi divulgada como sendo ainda maior: 2,2 bilhões de dólares.

Ou seja, estamos falando de um montante equivalente a mais de 10 bilhões de reais.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


Seja o primeiro a comentar!