Vírus No Facebook: As Principais Ameaças e Como Eliminá-las

Vírus No Facebook

Combater vírus no Facebook tem sido uma preocupação frequente que assombra os usuários da plataforma há alguns anos. Isso é motivo de preocupação principalmente por causa do número de informações armazenadas na rede social.

Por ter várias informações dos usuários, a plataforma é constantemente atacada por hackers maliciosos, que são contratados por quadrilhas para recrutar informações. No entanto, programadores trabalham incessantemente montando barreiras para contê-los.

Existem diversas formas de vírus no Facebook, desde os mais perigosos, que rastreiam e roubam informações pessoais, até os mais simples, programados para gerar curtidas automaticamente.

Sendo assim, vamos entender melhor como eles funcionam e como evitá-los.

O Que São Os Vírus No Facebook?

Os vírus no Facebook são programas criados por desenvolvedores mal intencionados que tem como objetivo então invadir um site ou computador e desempenhar funções escondidos dos usuários.

Portanto, essas ações podem ser roubar informações pessoais, como fotos, endereços, dados bancários e, em casos extremos, danificar o computador ou smartphone.

No caso, os vírus no Facebook são programas que tem como objetivo roubar informações básicas. Como nome completo, número de telefone e localização. E, a partir disso, as quadrilhas têm acesso a dados mais importantes.

Também existem vírus menos perigosos. Eles fazem as pessoas seguirem e curtirem páginas sem nunca nem ter ouvido falar delas.

Tipos De Vírus No Facebook

Portanto, atualmente existem inúmeras formas de vírus no Facebook. Todas elas com os mesmos propósitos: roubar informações ou fazer o seu perfil do Facebook trabalhar para os hackers.

Tendo isso por base os tipos de vírus mais comuns são.

Postagens Automáticas

Ao entrar no Facebook, e clicar em um link desconhecido, é possível que seja instalado um arquivo executável no celular ou computador. Normalmente não aparece alerta nenhum, uma vez que o arquivo é bem pequeno e é instalado em segundo plano.

Esse arquivo depois de baixado fica na espera, aguardando você entrar no aplicativo da rede social novamente. E, quando você entra  no Facebook, ele toma o seu acesso e armazena suas informações de login.

Quando você sair do aplicativo, o arquivo hacker entra em ação, e usa o perfil como se fosse o dono, para publicar conteúdos. Esse vírus é bastante utilizado por profissionais de marketing digital, de má índole, que usam os perfis alheios para divulgar suas campanhas.

Curtidas Aleatórias

Outro tipo de vírus no Facebook são as curtidas automáticas. Ele funciona de maneira semelhante ao anterior. Com o diferencial de que o malware usa o seu perfil para curtir as publicações de outras pessoas e páginas.

Por ser mais sutil, é difícil notar a presença dele, porque não nos lembramos de tudo que curtimos nas redes sociais.

Perfis Desconhecidos

Você já entrou no seu perfil e descobriu que estava seguindo pessoas que nunca tinha visto na vida? Pois bem, seguir perfis desconhecidos também é um dos efeitos causados por esses vírus no Facebook.

Eles transformam o seu perfil em uma espécie de zumbi que os hackers usam para gerar seguidores às pessoas que os contratam para desenvolver esse tipo de serviço. Ele pode ser usado também até mesmo por celebridades ou sub celebridades.

Quando uma celebridade está sem seguidores ou iniciando sua carreira,  ela pode acabar por comprar seguidores, através de programadores maliciosos.

Esses programadores, por sua vez, espalham malwares que roubam o controle dos perfis e fazem com que sigam as redes sociais de quem o contratou.

Aplicativos Hackers

Atualmente o principal causador de vírus no Facebook são os aplicativos que nós mesmos instalamos e não efetuamos leitura dos termos de uso, e damos acesso a eles para entrarem em nossas redes sociais.

Esse é o pior tipo de vírus no Facebook, porque podem causar danos não só na rede social, mas também podem roubar informações bancárias. São muito usados por quadrilhas de estelionatários.

Como Remover Vírus No Facebook?

Caso esteja passando por alguma dessas situações e suspeita que haja vírus no seu Facebook, você pode seguir alguns passos simples.

Primeiramente, abra o aplicativo do Facebook no celular.

No menu superior direito localize o ícone “Configurações da conta” selecione-o e busque por “Aplicativos”.

Nesta tela procure por “Conectados com o Facebook”, e busque na lista por aqueles que você não reconhece e desconecte-os.

Para desconectar um aplicativo, basta clicar sobre ele e na próxima tela clique em “Desconectar”. O processo pode variar de acordo com a versão do app, mas todas são bem semelhantes.

Como Prevenir Vírus No Facebook?

Para evitar vírus no Facebook, algumas atitudes simples podem ser tomadas. São elas:

Antivírus

Assim como no computador, é fundamental ter um antivírus no celular. Não precisa ser dos mais modernos, ou com inúmeras funções. É necessário apenas que tenha capacidade de fazer uma varredura completa, em todos os arquivos e pastas.

Google Play Protect

Uma das formas de prevenir vírus no Facebook é manter o Google Play Protect sempre ativo. Por padrão todos os smartphones com sistema operacional Android já vêm com essa função ativada.

Ela verifica todos os aplicativos instalados pela Play Store e bloqueia possíveis programas danosos. Mas pode acontecer dessa função estar desativada.

Sendo assim, para evitar vírus no Facebook verifique se ela está funcionando, no menu superior direto do aplicativo da Play Store.