Você sabe como fazer um e-mail marketing eficiente?
Saiba que não basta apenas ter uma automação e enviar e-mails automáticos; um email marketing eficiente é composto de uma estratégia completa que deve trazer resultados concretos para o seu negócio.
É preciso seguir alguns passos para que você obtenha um e-mail marketing de sucesso e que alcance seu objetivo. Por isso, vamos te mostrar tudo o que você precisa saber de como fazer um e-mail marketing eficiente e que venda.
O Que É E-mail Marketing?
Diferentemente do spam, o e-mail marketing visa chegar até os interessados em informações a respeito do serviço ou produto que você oferece. Nesta estratégia você deve enviar e-mails somente para pessoas que aceitaram recebe-los.
Muitas pessoas pensaram que seria o fim do e-mail marketing com o crescimento das redes sociais, mas não foi exatamente que aconteceu. Isso porque as pessoas sempre tem um e-mail totalmente incorporado as suas vidas.
Tipos De E-mail Marketing
Importante você saber sobre quais tipos de e-mail marketing existem, para que você possa utilizar o modelo que mais se encaixa dentro da sua estratégia.
E-mail Marketing Newlestter
Uma boa forma de você se comunicar e manter um relacionamento com os seus clientes de uma maneira mais leve e estar mais ciente dos interesses do seu público é através de uma newsletter.
Uma Newsletter, basicamente, é um modelo em que você envia e-mails recorrentes para divulgar os novos conteúdos do seu blog ou site.
Claro que é possível indicar produtos nestes e-mails, mas o foco principal é entregar os seus mais recentes conteúdos do seu blog; seus novos artigos; ou vídeos no Youtube.
Você pode fazer um e-mail marketing newsletter semanal, mensal e, em alguns casos, diários.
E-mail Marketing Promocional
Antes de mais nada é interessante você entender que promocional não quer dizer apenas que você vai divulgar uma promoção (desconto) especificamente; no caso, um e-mail promocional é no sentido de promover uma oferta.
Ou seja, você estará enviando ofertas para sua audiência, divulgando produtos físicos ou digitais que você vende. Uma boa dica é focar nos benefícios de cada produto.
Se quiser aumentar suas vendas usando e-mail promocionais o segredo é a sua segmentação, ou seja, você enviar e-mails para um público alvo específico que esteja realmente interessado no que você está oferecendo.
E-mail Marketing Sazonal
Outra opção para que você possa usar de e-mail marketing é através de datas específicas.
Neste caso, existem duas modalidades interessantes. Você pode utilizar datas como o dia dos país para enviar promoções e cupons, por exemplo.
E, além disso, pode pegar datas especiais para cada cliente ou lead. Se você tiver em seu banco de dados a data de aniversário dos seus clientes aproveite para mandar um e-mail de parabéns e, de preferência, com um super desconto exclusivo.
A ideia é você fazer com que o seus leads ou clientes se sintam lembrados e que a sua empresa esteja sempre presente em momentos especiais para o seu público.
E-mail Marketing De Boas Vindas
O e-mail marketing de boas-vindas é o e-mail que você irá enviar assim que o lead se torna cliente; ou mesmo para todas as pessoa que entram para sua lista de e-mails.
Pode parecer não ser muito importante, mas esse e-mail tem várias funções, principalmente, voltadas a iniciar o seu relacionamento e também aumentar a taxa de satisfação com seus clientes.
E-mail Marketing Para Clientes Inativos
Para que você aumente as taxas de engajamento das suas campanhas e o número de vendas é importante se comunicar com seus clientes inativos.
Uma boa estratégia é fazer uma oferta irresistível de acordo com o tipo de produto que aquele cliente havia adquirido.
E-mail Marketing E-commerce
Para quem trabalha com e-commerce o email marketing tem papel fundamental.
Através dos e-mails você consegue engajar e se relacionar com sua audiência.
Além disso, os e-mails podem servir para converter usuários que abandonaram o carrinho antes de concluir a compra, por exemplo.
Como Fazer Um E-mail Marketing Eficiente: Passo a Passo
Agora que já falamos sobre os tipos de e-mail marketing vamos te mostrar passo a passo como fazer um e-mail marketing eficiente. Confira!
Construa Sua Própria Lista
Para fazer um e-mail marketing eficiente você precisa construir sua lista. Esqueça qualquer possiblidade de comprar listas, pois isto é spam.
E, além de ser inconveniente, você não terá grandes resultados com listas compradas.
Ok, mas e como construir uma lista de e-mails? Existem diversas formas de fazer isso.
Você pode, por exemplo, criar uma página de captura, com um ebook gratuito, e fazer anúncios em plataformas como Google Ads e Facebook Ads.
Se tiver um site, ou blog, você pode criar formulários de capturas e até pop up para transformar visitantes em leads. No entanto, é importante que esses elementos não atrapalhem a experiência dos usuários.
Ferramenta De Disparo
É importante para fazer um e-mail marketing eficiente que você tenha uma ferramenta de disparo de e-mails.
Ela vai fazer o envio automático dos e-mails para sua lista e pode contar com uma série de funções que vão te ajudar a vender mais. Nós, particularmente, recomendamos o uso do Leadlovers.
Nome De Remetente
Uma das melhores práticas que você pode utilizar é optar por um nome de remetente real ao fazer seu e-mail marketing. Isso torna a sua comunicação mais real e pessoal.
Ou então, você pode até mandar os e-mails em nome da sua empresa, mas no final das mensagens coloque o seu nome ou de algum colaborador.
Isso deixa a comunicação mais natural e faz os clientes se sentirem mais à vontade.
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