Apesar de hoje ter perdido posição para as redes sociais mais recentes como o Instagram, e Facebook, o Twitter ainda é uma plataforma bastante utilizada por quem quer se expressar de maneira rápida e prática.
Ela também é muito utilizada por quem deseja falar sobre política, esportes, e acontecimentos recentes em geral. E, falando sobre essa rede social, muita gente tem a seguinte dúvida: como surgiu o Twitter?
E para responder a essa curiosidade criamos este artigo onde iremos contar tudo sobre o surgimento desta rede social; dos primeiros passos até o reconhecimento global.
O Que É o Twitter?
Antes de responder como surgiu o Twitter, é preciso apresentar melhor o Twitter para aqueles que ainda não o conhecem.
Essa é uma rede social que foi criada para que os usuários pudessem expressar suas ideias de maneira rápida.
Através dele é possível compartilhar fotos e mensagens curtas, com até 280 caracteres. E é isso que diferencia o Twitter das outras redes de compartilhamento.
Também é possível acompanhar as postagens de outros usuários e até de algumas empresas. No meio empresarial, a plataforma é utilizada para medir a interação das empresas com o público.
Além disso, é bastante usada por jornalistas e por profissionais de marketing. Principalmente, para acompanhar as tendências e acontecimentos mais recentes.
Sendo assim, também é uma excelente alternativa para fazer propagandas de produtos e serviços.
Como o Twitter Funciona?
Como já vimos o Twitter é uma rede social direcionada a pessoas que preferem mais praticidade. Onde conseguem interagir com outras pessoas dentro de alguns minutos e através de textos curtos, geralmente.
Criar uma conta na plataforma é bem simples. Basta entrar no site e efetuar cadastro usando a sua conta do Facebook ou com um e-mail valido.
Com uma conta no Twitter os usuários conseguem interagir com outras pessoas através de chats online.
Porém, as mensagens têm uma limitação, o número de caracteres. Cada mensagem não pode ter mais de 280 caracteres, contando com letras e símbolos.
Essa foi à forma que os desenvolvedores encontraram para que os usuários postem seus conteúdos de maneira precisa e rápida. Inicialmente, vale dizer, a rede social permitia posts com, no máximo, 140 caracteres.
Também é possível acompanhar o cotidiano de celebridades e grandes autoridades, nacionais, internacionais. E estar sempre atualizado sobre os lançamentos de algumas marcas.
Como Surgiu o Twitter?
Agora chega a hora de finalmente falarmos de como surgiu o Twitter. A rede social cujo logotipo é um passarinho azul foi lançada em 2006.
Porem, seu planejamento teve inicio há algum tempo antes, em 2000.
Nesse ano um dos cofundadores, o executivo Jack Dorcey casualmente criou um aplicativo para a Blackbawer. Este aplicativo permitia que ele compartilhasse o que estava fazendo com os amigos.
Inicialmente parecia uma ideia irrelevante.
Mas Dorcey acreditava que as outras pessoas também gostariam de conhecer o app.
Com tudo, a ideia não teve muito sucesso, e Jack acabou indo trabalhar em outra empresa, que gravava podcasts, a Odeo. Lá conheceu Noah Glass, Biz Stone e Evan Willians.
Ambos tinham uma coisa em comum: nenhum deles gostava de podcasts.
E com o surgimento de plataformas mais avançadas como o Itunes em 2001, os negócios da Odeo degringolaram. E, então, os amigos viram a necessidade de mudar de ramo, e resolveram investir na ideia de Jack Dorcey.
No inicio, o agora chamado Twitter, teve vários outros nomes, entre eles Sea Shells, Friendstalker, Jitter e Status, nome que foi usado em alguns rascunhos do projeto.
O nome atual foi escolhido por Noah Glass, que achou o termo em um dicionário, e significa “Uma breve e inconsequente explosão de informações”.
O Twitter foi lançado ao público apenas em julho de 2007, até então os únicos usuários eram funcionários da Odeo, para uso interno.
Desde então o cargo de gestor da plataforma passou por vários nomes, sendo o principal deles Willians Glass.
O Twitter ao longo dos anos alcançou um número gigante de usuários. Mas isso não foi o suficiente para que ele gerasse lucro. Porque na mesma proporção em que o número de novos usuários cresce, o número de usuários ativos é reduzido.
Sendo assim, a plataforma hoje se mantem da verba de empresas e noticiários que anunciam através dela.
Deixe um comentário