Você já ouviu falar de Growth Hacking? É bem provável que sim.
Mas o que será que esse termo significa na prática?
E por que aprender sobre esse assunto vai contribuir para o seu negócio?
É exatamente isso que vamos te mostrar a partir de agora. Neste artigo, você vai entender como o Growth Hacking pode contribuir no crescimento de qualquer empresa.
O Que É Growth Hacking?
Growth Hacking é uma metodologia aplicada, geralmente, no começo do planejamento de um negócio. O foco é alcançar um grande volume de usuários e clientes, com o menor capital possível.
Também pode se dizer que o Growth Hacking é o marketing orientado a experimentos.
O intuito é encontrar oportunidades visando resultados rápidos para o crescimento (growth) da organização
Trata-se de uma nova maneira de fazer o Marketing Digital, que coloca as empresas no caminho para alcançar seus objetivos, de forma mais rápida, e com o menos recursos.
De forma resumida, isso indica que o Growth Hacking, além de potencializar o crescimento, também busca por um bom ROI, já nos primeiros meses de vida da organização.
Para que isso realmente se concretize, entretanto, é necessário que os empreendedores estejam concentrados em criar um negócio com crescimento acelerado logo no início.
Isso porque o que é Growth Hacking se inicia, justamente, quando um empreendedor encontra uma oportunidade no mercado e:
- cria uma boa ideia;
- elabora um produto ou um serviço que se encaixa perfeitamente nessa brecha do mercado;
- aplica técnicas visando atingir uma grande quantidade de clientes, com menor gasto e maior sucesso.
Um Exemplo Clássico De Growth Hacking
Um dos maiores exemplos dessa estratégia foi feito pelo Hotmail.
Quando foi lançado, o Hotmail criou uma linha automática, que aparecia a cada e-mail enviado por seus usuários. A mensagem induzia quem recebia a mensagem a também criar uma nova conta no Hotmail.
A frase era “Get Your Free Email at Hotmail”, ou seja, “Obtenha seu e-mail grátis no Hotmail”.
Esse ato pensado e simples, fez com que milhões de novas contas fossem criadas na plataforma, em poucas semanas, e com um investimento baixíssimo.
Hoje, o Hotmail ainda é uma das maiores plataformas de e-mails que existe. Enfim, essa é a essência do Growth Hacking: crescer rápido e com baixo custo.
Como Funciona o Growth Hacking?
O Growth Hacking se concentra em 3 etapas:
- obter tráfego;
- converter visitantes em leads;
- converter leads em clientes.
Se você conhece um pouco sobre marketing digital, deve ter visto algumas semelhanças com as etapas de um funil de vendas comum, e não é por acaso.
As etapas, comumente seguidas por Growth Hackers, foram realmente baseadas no funil de vendas, criado por Dave McClure.
A diferença é que, após a etapa de aquisição ou compra, as técnicas continuam, para fidelizar o cliente e fazer com que ele também colabore nesse crescimento da organização.
O Growth Hacking não está associado apenas ao lançamento de uma empresa, organização ou produto. Na verdade, ele pode – e deve – ser utilizado em todas as fases do negócio.
Como Aplicar o Growth Hacking?
Agora que você entendeu o que é Growth Hacking é hora de receber dicas de como aplicá-lo em sua ideia ou negócio
Veja a seguir algumas fases básicas dessa estratégia:
- crie seu produto;
- faça um teste de viabilidade com suas personas;
- mantenha uma atualização constante de seu serviço e produto;
- colete feedback dos clientes;
- otimize seu serviço para atender a novas oportunidades de mercado e demandas de seus clientes;
- realize testes A / B para identificar melhorias eficazes;
- mantenha a comercialização de produto ou serviço para promover o crescimento contínuo;
- acompanhe indicadores o sucesso desses resultados.
- transforme seus clientes nos maiores divulgadores do seu produto.
Estratégias De Growth Hacking
Grande parte das estratégias de Growth Hacking são focadas em ações de marketing digital.
O Inbound Marketing e o marketing de conteúdo são técnicas essenciais dessa modalidade, por levarem a um grande crescimento com baixo custo.
A produção de conteúdo para sites e blogs e consequente posicionamentos nos mecanismos de busca também é uma forma de crescer com baixo custo.
O marketing de redes sociais também se enquadra como uma das estratégias que oferecem maior alcance de clientes. Uma das melhores formas de fazer isso é através do uso de influenciadores.
Outra estratégia atual muito usada para crescer rápido é usar o marketing de afiliados. Neste caso, você usa terceiros, afiliados e comissionados, para deixar seu produto mais popular e alcançar mais pessoas.
Para resultados imediatos, as campanhas de links patrocinados (CPC), ou tráfego pago, devem ser incluídas em um plano de Growth Hacking.
O Profissional De Growth Hacking
Um Growth Hacker é um profissional que utiliza as estratégias criativas e de baixo custo, para auxiliar as empresas a obter e reter e conquistar mais clientes.
Isso não quer dizer que ele seja obrigatoriamente um profissional de marketing.
Empreendedores, líderes, gerentes de produto e até engenheiros, podem ser um Growth Hacker.
Resumindo, um Growth Hacker sabe como definir prioridades e escalar o crescimento de um produto ou uma empresa.
O Growth Hacker tem como objetivo conectar o seu público-alvo com o produto ou serviço do seu negócio. Tudo da forma mais rápida e escalável possível.
“O Growth Hacker é a pessoa cujo verdadeiro norte é o crescimento. Tudo o que esse profissional faz é examinado de acordo com o potencial de impacto sobre o crescimento escalável da empresa.” – Sean Ellis
Deseja ver isso em um exemplo? O Airbnb conseguiu crescer muito após oferecer uma integração de seus anúncios com o Craigslist, um dos maiores sites de classificados do mundo.
Na época, o Craigslist tinha cerca de 10 milhões de usuários.
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