Marketing De Relacionamento: O Que É? Entenda Como Usá-lo

Marketing De Relacionamento O que é?

Com o avanço da internet e de tantas tecnologias, apps, ferramentas diversificadas, o marketing de relacionamento cresceu de forma muito significativa.

Até porque as redes sociais, no geral, são um ótimo ambiente para essa modalidade de marketing. Neste texto, vamos entender o que é esse tal de marketing de relacionamento e como você pode aplicar ao seu negócio.

Confira mais sobre ele:

O Que É Marketing De Relacionamento?

O Marketing de Relacionamento é uma modalidade do marketing, que tem como foco a fidelização de clientes.

Para consolidar essa relação de proximidade, a empresa em questão oferece benefícios para atrair, garantir a satisfação do cliente, e o sucesso da organização.

Além disso, o Marketing de Relacionamento consiste em um conjunto de atitudes tomadas pela empresa para gerar aproximação, atrair novos clientes, além de criar e manter um relacionamento positivo com os seus clientes já existentes.

O grande intuito central do marketing de relacionamento é fazer com que os clientes se tornem fãs dos produtos e serviços que são disponibilizados pela empresa. E, dessa forma, ele se tornem os maiores divulgadores do seu produto.

Estratégias De Marketing De Relacionamento

Confira a seguir algumas das principais estratégias de marketing de relacionamento:

Conhecer Os Clientes

É de extrema importância, para início de conversa, que a empresa em questão conheça os seus clientes, estudo o seu público alvo, crie sua persona e confirme esse público através de dados.

Além disso, é fundamental ter contato com os seus clientes e um banco de dados atualizado.

Muitas empresas subestimam essa questão. Por causa disso, ficam com um banco de dados incompleto ou desatualizado e, quando precisam se comunicar com o cliente, nem conseguem, e se conseguem, a comunicação não é efetiva.

Para conhecer a fundo os clientes, a primeira estratégia é  usufruir de todas as oportunidades para verificar os dados cadastrais mais importantes. Isso pode ser feito rapidamente após cada compra, por exemplo.

Outra dica, é enviar, regularmente, algumas pesquisas de opinião aos clientes, para saber como está a satisfação deles com os produtos e aproveitar para atualizar os dados sobre os mesmos.

Além disso, dependendo do serviço que a sua empresa presta, você pode treinar a sua equipe, para sempre pedir que o cliente deixe sua opinião ou uma avaliação. Enfim, ouça o seu cliente e conheça ele profundamente. Isso é importante até mesmo para o desenvolvimento de novos produtos e ofertas.

Segmentar e Personalizar

Você pode e deve segmentar o seus clientes e fazer ajustes no seu atendimento, nos e-mails, nas mensagens enviadas, nas promoções, personalizando o seu atendimento de acordo com cada grupo de clientes.

Um exemplo é segmentar os seus clientes de acordo com as preferências, sexo, idade, região e outros fatores. Além disso, se você tem mais de um produto, você pode segmentá-los e enviar para cada cliente promoções personalizadas.

Para homens adultos, promoções nos dias dos pais, e para mulheres que já são mães; promoções de dia das mães, por exemplo.

Seja Sistemático

É necessário ser sistemático dentro da empresa, criar uma cultura de sempre se lembrar dos clientes, enviando sempre conteúdos e campanhas novas, oferecendo algo animador, inovações, e coisas que podem persuadir a primeira compra. Também é importante ter o foco em atrair aquele cliente que já comprou.

Um atendimento personalizado, rápido e eficiente é um ponto importante para o seu marketing de relacionamento. Isso pode fazer alguém comprar novamente ou, pelo menos, indicar o seu produto.

Ouça Os Clientes

O marketing de relacionamento precisa ser um relacionamento de duas vias, não basta apenas falar para o cliente,  ou passar informações; é necessário ouvi-lo, e, claro, ter canais certos para que isso aconteça.

É por isso que muitas empresas tem a aba “reclame aqui”, para que o cliente possa fazer a sua sugestão ou reclamação e assim você pode aplicar melhorias em cada setor.

Faça com que o seu cliente possa trazer depoimentos até você, positivos ou até mesmo críticas, pois dessa forma você pode melhorar o seu sistema, ou obter provas sociais, que vão aumentar suas vendas.

As Ferramentas De Marketing De Relacionamento

Algumas ferramentas para executar o marketing de relacionamento são:

  • E-mail marketing;
  • programas de fidelidade;
  • redes sociais;
  • automação de marketing.

Todas elas funcionam principalmente para que você consiga manter o contato direto  com o seu cliente.

Exemplos De Marketing De Relacionamento

Talvez você esteja em dúvida de como aplicar o marketing de relacionamento na prática, já que entendeu a parte teórica. Por isso, é hora de ver alguns exemplos práticos:

Através do e-mail marketing, uma das ferramentas mais usadas no marketing de relacionamento, você pode oferecer conteúdos relevantes e que gerem valor para cada cliente, além de mostrar como a marca tem um papel relevante na vida dos consumidores.

Você pode enviar e-mails com depoimentos, conteúdos úteis, campanhas, bônus, vantagens e afins.

Através dos programas de fidelidade, você pode oferecer benefícios para que o consumidor prefira a sua empresa, antes de qualquer outra empresa da concorrência. Você pode utilizar pontos, descontos, algum bônus, etc.

As redes sociais são um ambiente extremamente propício para o marketing de relacionamento, pois elas possuem um alto poder de atração, criação de comunidade e identificação.

Você pode criar conteúdos úteis e compartilháveis, que atraiam os seus clientes, bem como vídeos, conteúdos relacionadas ao humor, mas que também tem um valor por trás; identificar a sua audiência, saber quem busca o seu produto…

Você pode também, criar um atendimento personalizado,  e deixar que o seus clientes apareçam nas suas redes sociais através de depoimentos, avaliações, criar campanhas, entre diversas outras atividades. Busque sempre inovar e manter uma comunidade entre empresa e clientes.

 

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