Com o avanço da internet e de tantas tecnologias, apps, ferramentas diversificadas, o marketing de relacionamento cresceu de forma muito significativa.
Até porque as redes sociais, no geral, são um ótimo ambiente para essa modalidade de marketing. Neste texto, vamos entender o que é esse tal de marketing de relacionamento e como você pode aplicar ao seu negócio.
Confira mais sobre ele:
O Que É Marketing De Relacionamento?
O Marketing de Relacionamento é uma modalidade do marketing, que tem como foco a fidelização de clientes.
Para consolidar essa relação de proximidade, a empresa em questão oferece benefícios para atrair, garantir a satisfação do cliente, e o sucesso da organização.
Além disso, o Marketing de Relacionamento consiste em um conjunto de atitudes tomadas pela empresa para gerar aproximação, atrair novos clientes, além de criar e manter um relacionamento positivo com os seus clientes já existentes.
O grande intuito central do marketing de relacionamento é fazer com que os clientes se tornem fãs dos produtos e serviços que são disponibilizados pela empresa. E, dessa forma, ele se tornem os maiores divulgadores do seu produto.
Estratégias De Marketing De Relacionamento
Confira a seguir algumas das principais estratégias de marketing de relacionamento:
Conhecer Os Clientes
É de extrema importância, para início de conversa, que a empresa em questão conheça os seus clientes, estudo o seu público alvo, crie sua persona e confirme esse público através de dados.
Além disso, é fundamental ter contato com os seus clientes e um banco de dados atualizado.
Muitas empresas subestimam essa questão. Por causa disso, ficam com um banco de dados incompleto ou desatualizado e, quando precisam se comunicar com o cliente, nem conseguem, e se conseguem, a comunicação não é efetiva.
Para conhecer a fundo os clientes, a primeira estratégia é usufruir de todas as oportunidades para verificar os dados cadastrais mais importantes. Isso pode ser feito rapidamente após cada compra, por exemplo.
Outra dica, é enviar, regularmente, algumas pesquisas de opinião aos clientes, para saber como está a satisfação deles com os produtos e aproveitar para atualizar os dados sobre os mesmos.
Além disso, dependendo do serviço que a sua empresa presta, você pode treinar a sua equipe, para sempre pedir que o cliente deixe sua opinião ou uma avaliação. Enfim, ouça o seu cliente e conheça ele profundamente. Isso é importante até mesmo para o desenvolvimento de novos produtos e ofertas.
Segmentar e Personalizar
Você pode e deve segmentar o seus clientes e fazer ajustes no seu atendimento, nos e-mails, nas mensagens enviadas, nas promoções, personalizando o seu atendimento de acordo com cada grupo de clientes.
Um exemplo é segmentar os seus clientes de acordo com as preferências, sexo, idade, região e outros fatores. Além disso, se você tem mais de um produto, você pode segmentá-los e enviar para cada cliente promoções personalizadas.
Para homens adultos, promoções nos dias dos pais, e para mulheres que já são mães; promoções de dia das mães, por exemplo.
Seja Sistemático
É necessário ser sistemático dentro da empresa, criar uma cultura de sempre se lembrar dos clientes, enviando sempre conteúdos e campanhas novas, oferecendo algo animador, inovações, e coisas que podem persuadir a primeira compra. Também é importante ter o foco em atrair aquele cliente que já comprou.
Um atendimento personalizado, rápido e eficiente é um ponto importante para o seu marketing de relacionamento. Isso pode fazer alguém comprar novamente ou, pelo menos, indicar o seu produto.
Ouça Os Clientes
O marketing de relacionamento precisa ser um relacionamento de duas vias, não basta apenas falar para o cliente, ou passar informações; é necessário ouvi-lo, e, claro, ter canais certos para que isso aconteça.
É por isso que muitas empresas tem a aba “reclame aqui”, para que o cliente possa fazer a sua sugestão ou reclamação e assim você pode aplicar melhorias em cada setor.
Faça com que o seu cliente possa trazer depoimentos até você, positivos ou até mesmo críticas, pois dessa forma você pode melhorar o seu sistema, ou obter provas sociais, que vão aumentar suas vendas.
As Ferramentas De Marketing De Relacionamento
Algumas ferramentas para executar o marketing de relacionamento são:
- E-mail marketing;
- programas de fidelidade;
- redes sociais;
- automação de marketing.
Todas elas funcionam principalmente para que você consiga manter o contato direto com o seu cliente.
Exemplos De Marketing De Relacionamento
Talvez você esteja em dúvida de como aplicar o marketing de relacionamento na prática, já que entendeu a parte teórica. Por isso, é hora de ver alguns exemplos práticos:
Através do e-mail marketing, uma das ferramentas mais usadas no marketing de relacionamento, você pode oferecer conteúdos relevantes e que gerem valor para cada cliente, além de mostrar como a marca tem um papel relevante na vida dos consumidores.
Você pode enviar e-mails com depoimentos, conteúdos úteis, campanhas, bônus, vantagens e afins.
Através dos programas de fidelidade, você pode oferecer benefícios para que o consumidor prefira a sua empresa, antes de qualquer outra empresa da concorrência. Você pode utilizar pontos, descontos, algum bônus, etc.
As redes sociais são um ambiente extremamente propício para o marketing de relacionamento, pois elas possuem um alto poder de atração, criação de comunidade e identificação.
Você pode criar conteúdos úteis e compartilháveis, que atraiam os seus clientes, bem como vídeos, conteúdos relacionadas ao humor, mas que também tem um valor por trás; identificar a sua audiência, saber quem busca o seu produto…
Você pode também, criar um atendimento personalizado, e deixar que o seus clientes apareçam nas suas redes sociais através de depoimentos, avaliações, criar campanhas, entre diversas outras atividades. Busque sempre inovar e manter uma comunidade entre empresa e clientes.
Deixe um comentário